CartaExpressa

53% dos brasileiros acham que corrupção irá aumentar nos próximos meses, diz Datafolha

Em dezembro do ano passado, o índice era de apenas 36%

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova pesquisa do Instituto Datafolha mostra que a percepção da maioria dos brasileiros é de que a corrupção irá aumentar nos próximos meses. Ao todo, 53% dos entrevistados apontaram que novos casos do crime irão surgir no curto prazo. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira 29.

O resultado representa um salto significativo no índice, que era de apenas 36% em dezembro do ano passado. Naquele momento, o grupo estava distante do recorde registrado em março de 2021, quando 67% dos entrevistados diziam que a corrupção aumentaria.

Nesta terça, o grupo de brasileiros que acredita em uma melhora, com redução dos casos de corrupção nos próximos meses, soma 17%. Em dezembro o grupo somava 30%. Outros 26% não veem nenhuma perspectiva de mudança na situação, de acordo com os resultados divulgados na nova pesquisa.

Segundo o Datafolha, a expectativa do aumento de corrupção é maior entre aqueles brasileiros com renda de até dois salários mínimos e ensino fundamental completo. Nos dois casos, o índice é de 59%. Mulheres também representam boa parte de quem acredita que a corrupção irá piorar no curto prazo. Ao todo, 59% das eleitoras brasileiras apontam para essa opção.

O índice é bem menor entre aqueles que estão na faixa de renda superior a dez salários mínimos, somando apenas 38%. Homens (20%) apontam para uma perspectiva positiva em relação ao tema, indicando maior percentual de crença na melhora.

Para chegar aos resultados, a pesquisa ouviu 2.556 pessoas acima de 16 anos em todo o País. O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 23 de março, auge da divulgação dos escândalos de corrupção envolvendo pastores no MEC, que culminaram na demissão do ministro Milton Ribeiro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar