CartaExpressa

38% dos eleitores de Ciro podem votar em Lula para a eleição acabar no 1º turno

Ao todo, segundo a Quaest, entre os que não declaram voto em Lula ou Bolsonaro, 27% optariam pelo petista para a eleição terminar antes do segundo turno

38% dos eleitores de Ciro podem votar em Lula para a eleição acabar no 1º turno
38% dos eleitores de Ciro podem votar em Lula para a eleição acabar no 1º turno
Lula e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira 8, que aponta para a possibilidade do ex-presidente Lula (PT) vencer no primeiro turno, mostra que 38% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) podem optar pelo voto útil no petista.

No levantamento, o ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto e superaria a soma de todos os adversários monitorados (41%). O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 30% da preferência dos eleitores. Na sequência, aparecem Ciro com  7%,  André Janones (Avante)  com 2%, e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (PROS) com 1%.

Ao todo, segundo a Quaest, entre os que não declaram voto em Lula ou Bolsonaro, 27% optariam pelo petista para a eleição terminar antes do segundo turno.

“Isso significa 38% dos eleitores do Ciro, 32% dos eleitores do Janones e 24% dos eleitores da Tebet”, escreve Felipe Nunes, diretor da Quaest. “Ou seja, embora não seja a maioria, é uma minoria suficiente para que o jogo se encerre antes”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo