CartaCapital

assine e leia

Lava Jato/ Tardio despertar

Leniente com Moro, o TRF4 declara a “suspeição” do juiz Eduardo Appio

O magistrado incomodou o lavajatismo – Imagem: Arquivo/Justiça Federal
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região declarou a suspeição de Eduardo Appio e anulou todas as decisões do juiz no âmbito da Lava Jato. A Oitava ­Turma do TRF4 concluiu o julgamento na quarta-feira 6, horas após o ministro Dias ­Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, considerar imprestáveis as provas dos acordos de leniência da Odebrecht – no mesmo despacho, o magistrado reconheceu que Lula foi vítima de “um dos maiores erros judiciais da história do País”.

Appio foi afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba em maio, após ser acusado de aplicar um trote no filho do desembargador Marcelo Malucelli, fato negado pela defesa do juiz. Agora, ao julgar uma das 28 reclamações do Ministério Público Federal contra Appio, os desembargadores da Oitava Turma elencaram uma série declarações do magistrado à mídia, com críticas aos métodos lavajatistas, para apontar sua suspeição.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo