Midiático

Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.

Midiático

Texto de colunista gera saia-justa na Folha e no Globo

Mário Sérgio Conti encontra sósia de Felipão em voo Rio-SP, e sites publicam história como entrevista exclusiva

Vladimir Palomo, o sósia de Felipão que voou com Conti
Apoie Siga-nos no

Um suposto encontro com o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, num voo do Rio de Janeiro para São Paulo colocou o jornalista Mário Sérgio Conti, colunista de O Globo e da Folha de S.Paulo/UOL e apresentador da Globonews, numa saia-justa nesta quinta-feira, 19.

Isso porque tanto a Folha quanto o Globo publicaram em seus respectivos sites um texto assinado por ele com o título “Felipão sobre Neymar: ‘Se tivéssemos três como ele, a Copa seria uma tranquilidade’”, dando a entender que os veículos teriam conseguido uma entrevista exclusiva com Felipão após zero a zero contra o México. O jornalista, porém, nunca encontrou o técnico.

No voo em questão estava o ator Vladimir Palomo, que atua como sósia do técnico da seleção. Foi ele quem se sentou na poltrona 25E, como afirma o texto publicado às 21h19 de ontem. A Conti, ele diz ter gravado uma participação especial no programa Zorra Total, da Rede Globo.

No texto, Conti relata que Felipão/Palomo fez críticas ao time e elogios ao jogador mais conhecido do time, que estaria ali com ele, e falou ainda de política: “Pelo que ouço dizer, o governo está torcendo pela seleção, e a oposição nem tanto. Acho uma bobagem misturar futebol e política. Eu mantenho essa separação custe o que custar, não dou uma palavra sobre política”.

Na última atualização do texto de Conti, contudo, constava a seguinte passagem:

“Pegou sua carteira, tirou um cartão de visitas e me entregou, afirmando:

– Mas isso pode te ajudar por enquanto.

O cartão de visitas dizia: ‘Vladimir Palomo – Sósia de Felipão – Eventos’.

Depois das gargalhadas, apertou a mão e disse:

– Deus te proteja.”

Foi na madrugada de hoje que ambos os jornais se deram conta de que o texto não trazia uma entrevista exclusiva com o técnico, e decidiram tirá-lo do ar – estratégia que contraria política do jornal. Em seu Erramos, a Folha afirmou que “Felipão não estava em um voo do Rio para São Paulo. Ele passou o dia em Fortaleza” e que “Mario Sergio Conti pede desculpas a Scolari, a Palomo e aos leitores pela confusão”.

A princípio, a errata havia sido publicada na Folha com o título “Colunista da Folha é vítima de trote”, como é possível ver no endereço da matéria, mas foi alterada posteriormente.

Ao Portal Imprensa, o diretor de Redação de O Globo, Ascânio Seleme, afirmou que o colunista cometeu um erro. “Foi um equívoco, por isso tiramos a história do ar. Estava errada.”

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo