Midiático

Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.

Midiático

#somostodosmacacos foi criado por agência de publicidade

A atitude de Neymar após ato racista contra Daniel Alves foi arquitetada pela Loducca

#somostodosmacacos foi criado por agência de publicidade
#somostodosmacacos foi criado por agência de publicidade
Foto de Neymar foi curtida mais de quinhentas mil vezes
Apoie Siga-nos no

A hashtag #somostodosmacacos foi criada por uma agência de publicidade, segundo o site Meio e Mensagem. A foto de Neymar no Instagram segurando uma banana, curtida mais de quinhentas mil vezes, foi pensada por uma equipe da agência Loducca. Em seguida, a campanha foi repercutida por anônimos, além de figuras mais conhecidas como o apresentador de televisão Luciano Huck e o jornalista Reinaldo Azevedo.

A campanha foi feita após o jogador Daniel Alves comer uma banana atirada em campo por um torcedor durante a partida entre Barcelona e Villareal neste domingo 27. “A melhor maneira de acabar com preconceito é tirar a palavra. E disso veio a ideia de criar um ícone para expressar isso, que é a pessoa comendo a banana”, disse Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca em entrevista ao Meio e Mensagem.

Atualização 1: A loja de roupas de Luciano Huck na internet começou a vender na tarde desta segunda-feira camisetas com a inscrição #somostodosmacacos por R$ 69.

Atualização 2: Desde ontem, diversos outros políticos, famosos e jogadores aderiram à campanha. O time do Corinthians e do Chelsea, o cantor Michel Teló, a cantora Ivete Sangalo e o premiê italiano Matteo Renzi estão entre eles. Em seu twitter, a presidência da República se manifestou contra o racismo usando a hashtag.

Em entrevista à revista Veja, o publicitário reclamou das críticas à campanha nas redes sociais. “Tentar desmerecer o movimento pelo fato de ter uma agência por trás é tão preconceituoso quanto o torcedor que joga a banana,” disse o responsável pela hashtag. Segundo ele, a campanha já estava pronta antes de Daniel Alves comer a banana em campo.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo