Midiático

Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.

Midiático

Meia Hora faz contraponto à “editoria de guerra” do Extra

Jornais populares seguem caminhos distintos ao cobrirem intervenção federal no Rio

Jornal criticou fichamento de moradores de comunidades em sua capa deste sábado 24
Apoie Siga-nos no

A intervenção federal no Rio divide opiniões na população, o que reflete na cobertura dos dois jornais populares de maior circulação no estado. Na edição deste sábado 16, o jornal Meia Hora destacou uma foto que mostra um morador de Vila Kennedy, na zona oeste da capital fluminense, tendo sua identidade fotografada por um soldado do Exército.

A estratégia adotada pelas Forças Armadas de fichar os moradores de diversas comunidades no Rio é ironizada pela publicação, que contrapõe a imagem a uma foto da orla de Ipanema e do Leblon esvaziada, sem qualquer abordagem militar ou policial. O jornal destacou ainda as críticas da OAB e da Defensoria Pública à prática, por considerarem uma violação aos direitos humanos. 

Leia também: 
Por que as três maiores semanais do País estão com a mesma capa?
Editoria de guerra, Alex Muralha e a “precisão jornalística”

O jornal Extra deu menor destaque ao tema em sua edição deste sábado 24.  Com a chamada “Moradores de favelas são fichados”, o periódico ressaltou que até idosos tiveram suas identidades fotografadas, mas não chegou a mencionar na capa as críticas de especialistas e órgãos contra a prática. 

Desde o início da intervenção, Extra e Meia Hora demonstram ter narrativas distintas sobre o comando dos militares na segurança pública. Após o anúncio do decreto por Temer, o primeiro cobriu o nome “Rio” com uma faixa escrita “intervenção federal”. No topo, destacou que o tema estava relacionado à chamada “Guerra do Rio”. 

No ano passado, o Extra anunciou em editorial que passaria a usar o termo para se referir a episódios de violência na capital fluminense e criou a chamada “editoria de guerra” para cobrir o tema. “Foi a forma que encontramos de berrar: Isso não é normal!”, explicou o editorial. “É a opção que temos para não deixar nosso olhar jornalístico acomodado diante da barbárie”.

Meia Hora seguiu caminho distinto. Ao anunciar a intervenção, reconheceu: “Beleza, o negócio tá feio mesmo”. Em seguida, a publicação cobra, porém, investimentos sociais. “Mas não seria o caso de rolar um apoio de verdade pra educação, saúde, habitação, lazer, cultura e trabalho?”

Foto: Reprodução / Twitter

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.