…

Jornalista da Globo é alvo de racismo

Midiático

Mais uma vez, a jornalista Maria Julia Coutinho, primeira negra a apresentar notícias sobre o clima no Jornal Nacional, da TV Globo, foi alvo de comentários racistas.

Nesta sexta-feira 3, uma publicação da página oficial do JN no Facebook recebeu diversos comentários racistas. Em seguida, muitas pessoas manifestaram apoio à jornalista.

Parte da equipe do jornal, liderada pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos, também manifestou solidariedade a Maju, como é conhecida a jornalista, e gravou um vídeo de apoio, sem mencionar, no entanto, que ela foi vítima de injúrias raciais.

Em 2006, Ali Kamel, diretor geral de Jornalismo da Globo, lançou o livro Não Somos Racistas, no qual defende a tese de que os brasileiros não são racistas e poderiam vir a ser ao adotar sistemas de cotas raciais.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem