Midiático
Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.
Midiático
Jornalista da Globo é alvo de racismo
Maria Julia Coutinho, responsável pela meteorologia no Jornal Nacional, foi atacada nas redes sociais


Mais uma vez, a jornalista Maria Julia Coutinho, primeira negra a apresentar notícias sobre o clima no Jornal Nacional, da TV Globo, foi alvo de comentários racistas.
Nesta sexta-feira 3, uma publicação da página oficial do JN no Facebook recebeu diversos comentários racistas. Em seguida, muitas pessoas manifestaram apoio à jornalista.
Parte da equipe do jornal, liderada pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos, também manifestou solidariedade a Maju, como é conhecida a jornalista, e gravou um vídeo de apoio, sem mencionar, no entanto, que ela foi vítima de injúrias raciais.
Em 2006, Ali Kamel, diretor geral de Jornalismo da Globo, lançou o livro Não Somos Racistas, no qual defende a tese de que os brasileiros não são racistas e poderiam vir a ser ao adotar sistemas de cotas raciais.
#SomosTodosMajuCoutinho https://t.co/yeNhM5ell2
— Jornal Nacional (@jornalnacional) July 3, 2015
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.