Midiático
Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.
Midiático
Golpe do salário-maternidade divulgado por famosos mostra a vulnerabilidade das mães brasileiras
Induzidas a pagar por um direito já seu, essas mães serão ainda mais marginalizadas pela sociedade. E a amarga ironia é que são outras mães — ricas, famosas, brancas e seguidas por milhões — que perpetuam esse ciclo
Cláudia Raia, Viih Tube, Tatá Werneck, entre outras famosas, têm usado suas plataformas com milhões de seguidores e emprestado a credibilidade para empresas que cobram por um serviço que pode ser realizado gratuitamente pelos canais oficiais do governo: o salário-maternidade.
O escândalo nos lembra como é a urgente que plataformas assumam responsabilidade no combate à disseminação de informações falsas e enganosas. É preciso fortalecer políticas para a remoção de conteúdo falso e bloqueio de contas que propagam desinformação. A desinformação não opera no vácuo, mas dentro de um contexto social saturado de desigualdades preexistentes, onde as consequências de ser enganado podem ser devastadoras.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



