Midiático

Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.

Midiático

Coletivo de jornalistas lança campanha #JuntosContraoMachismo

Jornalistas convidaram colegas homens para unir forças no combate ao machismo e ao assédio no ambiente de trabalho. Série de vídeos será veiculada até o próximo domingo

Crônica que romantizava o assédio motivou nova campanha
Apoie Siga-nos no

O coletivo Jornalistas Contra o Assédio iniciou nesta terça-feira 26 a campanha #JuntosContraoMachismo, que pretende mobilizar os homens no combate a situações constrangedoras que as jornalistas mulheres ainda enfrentam no exercício da profissão.

A campanha vai até o próximo domingo 8 com uma série de seis vídeos que trazem depoimentos de jornalistas homens sobre frases de assédio ouvidas dentro e fora de redações e assessorias, públicas e privadas, por mulheres jornalistas.

Leia mais:
Assédio: por que as explicações fáceis não satisfazem
A luta das mulheres contra o machismo no Vale do Silício

A ideia da campanha surgiu a partir de uma crônica publicada este mês pelo jornal Correio Braziliense, assinada pelo jornalista Guilherme Goulart. O texto romantizou o assédio a estagiárias no ambiente de redação. Depois disso, o coletivo passou a receber relatos de funcionárias e ex-funcionárias do jornal que demonstravam que a situação retratada na crônica não representava uma exceção.

Num grupo de mais de 5 mil jornalistas mulheres de todo o País foi feita uma consulta sobre que tipo de assédio já tinham sofrido. O coletivo recebeu mais de 200 frases. 

“Entregamos o resultado para jornalistas homens comentarem. Assim, surgiu a série de seis vídeos com pelo menos quatro depoimentos gravados. É um convite à reflexão e, sobretudo, à ação”, destaca nota do coletivo enviada à imprensa. 

Participaram da #JuntosContraoMachismo nomes como Chico Pinheiro, Juca Kfouri, Fernando Rodrigues, Felipe Andreolli, Cazé, Mário Marra, Fábio Diamante, Marcus Piangers, Matheus Pichonelli, Abel Neto, Guilherme Balza, Cauê Fabiano, Nilson Xavier, Thiago Maranhão, Leonardo Leomil, Guilherme Zwetsch, Ricardo Gouveia, Fernando Andrade, Márcio Porto, Thiago Uberreich, Tiago Muniz, Rafael Colombo, Philipe Guedes, Chico Prado, Reinaldo Gottino e Haisem Abaki.

Abaixo o primeiro vídeo da campanha. Os demais serão veiculados nos próximos dias na fanpage da coletivo :

 

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.