Colunas e blogs

A instrumentalização da religião nas novas relações Brasil-Israel

Bolsonaro compromete o frágil Estado laico brasileiro e instrumentaliza a religião em nome de ideologias e causas políticas nada evangélicas

Bolsonaro_Muro das Lamentações (Foto: Alan Santos/ PR)
Apoie Siga-nos no

Jair Bolsonaro termina nesta quarta-feira 3 uma visita a Israel. Nela, o presidente tenta se equilibrar entre o cumprimento de uma promessa de campanha e a diplomacia com países árabes.

A promessa foi a de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém para agradar evangélicos judaizantes. É também uma afinação à política externa dos Estados Unidos a quem Bolsonaro submete o Brasil. Donald Trump implementou a transferência da embaixada estadunidense em maio de 2018, respondendo a uma forte campanha de evangélicos do seu país. Isto influenciou, na época, a Guatemala, cujo presidente evangélico fez o mesmo.

A transferência é um gesto político que afirma Jerusalém como capital de Israel, na contramão da compreensão e dos acordos que envolvem as Nações Unidas e a maioria dos países. Eles que reconhecem a cidade, também reivindicada como capital por palestinos, como sagrada para judeus, cristãos e islâmicos.

Leia também: Hamas condena visita de Bolsonaro a Jerusalém e pede retratação

Em meio às pressões diplomáticas, Bolsonaro recuou, por hora, da promessa de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém. Anunciou, ao invés, sob crítica de religiosos, a criação de um escritório de negócios.

A política externa brasileira, historicamente, buscou equilíbrio em relação ao conflito entre israelenses e palestinos, e respeito aos tratados internacionais. Porém, o presidente eleito tem promovido uma aproximação sem precedentes com Israel, motivado, em especial, pela força de grupos evangélicos.

Leia também: Em vez de embaixada, Brasil abrirá representação comercial em Jerusalém

Em busca do voto evangélico

Em 2016, Jair Bolsonaro, um católico em busca do voto evangélico, transferiu-se para o PSC e foi batizado em Israel, nas águas do Rio Jordão, pelo presidente do partido, Pastor Everaldo. Muita gente acreditou que ele tinha se tornado evangélico ali, mas apenas era o desenho da promessa de campanha para conquistar o voto religioso dos grupos judaizantes pró-Israel.

Leia também: Câmara Árabe do Brasil teme perda de negócios por caso Jerusalém

Que grupos são esses? De um modo geral, na compreensão mais tradicional dos evangélicos no Brasil, baseada na leitura da Bíblia, Israel é o povo escolhido de Deus, um povo especial. É a interpretação desta leitura que se dá de forma diferenciada. Alguns grupos leem que, com a vinda de Jesus, o Antigo Testamento da Bíblia precisa ser relido à luz dos evangelhos e a compreensão sobre o povo escolhido se amplia e este passa a ser os seguidores de Jesus, a Igreja. Outros leem as profecias bíblicas de que a restauração do mundo por Deus se dará quando Israel estiver plenamente assentado em sua terra e compreendem que a formação do Estado de Israel em 1948 foi o início da realização delas. Portanto, quando o povo eleito tomar plenamente toda a terra que lhe pertence, reconhecerá nela, finalmente, Jesus como o Messias, Deus restaurará o mundo e salvará seus seguidores.

Este segundo grupo se localiza mais fortemente entre os evangélicos das diferentes denominações pentecostais, apesar de também encontrarmos este tipo de compreensão entre alguns grupos tradicionais.

Leia também: Os ruídos sem fim da viagem de Jair Bolsonaro a Israel

A questão é que há uma carga ideológica fortíssima nesta concepção. É uma leitura bíblica descontextualizada que propaga que o Israel reconstituído em 1948 é o mesmo Israel da Bíblia. Desconsidera-se o povo palestino e os demais povos daquele território que não saíram em diáspora e também pertencem à tradição narrada na Bíblia. Desconsidera-se ainda as misturas provocadas pelas transformações geopolíticas em tantos séculos: quem ficou e quem saiu em diáspora passou por mudanças. Há outras desconsiderações histórico-críticas. Com isso, estes grupos religiosos credenciam equivocadamente o atual Estado de Israel como se este fora o Israel bíblico e apoiam incondicionalmente suas ações e políticas, ainda que sejam genocidas em relação aos palestinos, alvo maior da conquista territorial em jogo.

Inversão de papéis

Leia também: "O Brasil, lamentavelmente, entrou no jogo eleitoral de Israel"

Nesta perspectiva teológica-ideológica emergem as práticas judaizantes no cristianismo evangélico que se configura num apego maior à leitura do Antigo Testamento, onde estão as narrativas e ensinamentos religiosos do Israel bíblico. Isto resulta numa diminuição da figura de Jesus, de seus princípios de despojamento e misericórdia e do símbolo da cruz. Ao invés, passa a predominar a figura do rei Davi, fundador de Jerusalém, suas práticas milicianas de ocupação de terras, símbolos da monarquia como trono, domínio, riquezas, a imagem de Deus como Senhor dos Exércitos, o Templo de Salomão.

Estas práticas judaizantes se manifestam nas linguagens visual e musical, com bandeiras de Israel decorando altares, na pregação religiosa e se materializa na conhecida Teologia da Prosperidade. O ensino é que fiéis alcançam a prosperidade em termos de bens, saúde, felicidade na família, a partir do que realizam para Deus, seja por meio de ofertas financeiras às igrejas e pela quantidade/qualidade das orações e de frequência às atividades religiosas. Uma adequação religiosa à ideologia do capitalismo baseado na troca e na meritocracia (mas sobre isto é preciso um outro artigo). Nesta lógica, Deus retribui na medida do que recebe. Esta era a ênfase do judaísmo que predominava no tempo de Jesus e que foi questionado por seu movimento religioso.

Ao privilegiar Israel e os Estados Unidos nas relações externas do Brasil e manter a promessa da transferência da embaixada brasileira para Jerusalém, Jair Bolsonaro compromete ainda mais o frágil Estado laico brasileiro e instrumentaliza a religião em nome de ideologias e causas políticas nada evangélicas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo