Change.org

Candidatos e membros de partidos recebem petições com 3,6 milhões de assinaturas

Iniciativa da Change.org amplifica a voz da sociedade civil; foram entregues abaixo-assinados relacionados às áreas da saúde, educação, meio ambiente, direitos dos animais e economia

Cidadãos e organizações integraram a caravana (Foto: Miguel Castaño)
Apoie Siga-nos no

Uma caravana formada por moradores de diferentes cidades e representantes de cinco organizações percorreu 10 diretórios de partidos políticos entre os dias 23 e 25 de agosto, na capital paulista. A ação, promovida pela plataforma de abaixo-assinados Change.org, levou seis petições, que reúnem mais de 3,6 milhões de assinaturas, às coordenações dos partidos.

O objetivo da ação foi criar uma maneira de abrir diálogo com candidatos e partidos políticos a respeito dos anseios da sociedade civil para o pleito eleitoral de outubro.  

No diretório do Partido dos Trabalhadores (PT), a caravana foi recebida por Jilmar Tatto, secretário Nacional de Comunicação do partido e candidato a deputado federal por São Paulo, além de Nilto Tatto, deputado federal por São Paulo, candidato à reeleição e coordenador na área de meio ambiente na construção do plano de governo do candidato Lula à Presidência. 

No Partido Social Democrático (PSD), o grupo entregou os abaixo-assinados que representam a voz da população nas mãos do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Nos demais diretórios – PCdoB, PSDC, PSOL, PV, PSB, Cidadania, Rede e PSDB – as petições foram entregues a membros da comissão executiva, secretários e outros representantes.  

A “caravana das eleições” foi liderada por Monica Souza, diretora-executiva da Change.org, plataforma que hospeda todas as petições que foram levadas. A especialista em mobilização social e ativismo digital destaca que a ação teve como objetivo “a celebração do exercício da plena cidadania, da democracia e da importância do debate saudável”.  

“Os documentos entregues deverão ainda ser repassados aos candidatos”, comenta Monica. A diretora explica que, além das visitas, os diretórios receberam – tanto por e-mail quanto por correio – um ofício sobre a iniciativa do grupo e o pedido para a entrega presencial. 

“Solicitamos que receba essas demandas para que os peticionários apresentem ao partido suas campanhas de extrema importância para a população brasileira e entreguem as assinaturas de milhões de cidadãos em apoio às causas por eles levantadas”, dizia o ofício enviado. No total, 15 diretórios de partidos, localizados em São Paulo, receberam a carta. 

Entre os integrantes da caravana, está o jovem ativista socioambiental Gabriel Adami, de 17 anos. Morador de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Gabriel veio a São Paulo entregar diretamente aos diretórios políticos o compilado de 1,3 milhão de assinaturas que coletou em uma petição pelo fim das queimadas no Pantanal. Fundador do projeto “Ajuda Pantanal” e membro do movimento Fridays for Future Brasil, Gabriel ficou otimista com a ação.

“Espero que ações afirmativas sejam tomadas em favor da conservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal, assim como outras medidas devem ser tomadas para as diversas problemáticas que o Brasil enfrenta. Espero que as autoridades e representantes políticos escutem e façam ouvir nos projetos legislativos do ano que vem”, diz. 

Além dos 10 diretórios visitados pela caravana, outros seis partidos receberam o ofício enviado pela organização. São eles: MDB, PDT, União Brasil, Solidariedade, PP e PL. 

No diretório do PT, a caravana foi recebida pelos candidatos Jilmar Tatto e Nilto Tatto (Foto: Miguel Castaño)

Outras demandas

Um compilado das assinaturas reunidas nas seis petições foi deixado em cada um dos diretórios visitados. As entregas foram feitas pelos próprios criadores dos abaixo-assinados. Além disso, arquivos com a íntegra das assinaturas também foram enviados digitalmente. 

Além de Gabriel, outro integrante da caravana foi o professor de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Daniel Tourinho Peres. O docente veio de Salvador para entregar às coordenações das campanhas dos candidatos seu abaixo-assinado por mais investimentos nas universidades públicas. De 2019, a petição engaja 1,6 milhão de apoiadores.  

No PSD, o grupo entregou os abaixo-assinados a Gilberto Kassab (Foto: Miguel Castaño)

Os outros quatro abaixo-assinados foram levados por representantes das organizações que os criaram. Dois deles são relacionados à área da saúde – um sobre o projeto “Voto Pela Saúde”, aberto pela Colabore com o Futuro, e o outro lançado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já no tema de defesa dos animais, a entrega foi de uma petição pela proibição da exportação de animais vivos. Liderada pela ativista Luisa Mell em parceria com a organização Mercy For Animals (MFA), a mobilização engaja mais de meio milhão de apoiadores em todo o País. O último abaixo-assinado faz parte de uma campanha lançada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que aborda assuntos como desemprego, inflação e fome.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar