Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Série disponível no YouTube exalta os blocos afros e afoxés, secundarizados no Carnaval de Salvador

Características que diferem as agremiações revelam riqueza e representatividade

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Um registro de blocos afros e afoxés de Salvador, com os preparativos e os desfiles realizados no Carnaval de 2023, expõe de forma incontestável a representatividade dessas agremiações.

A série tem o nome de Afros e Afoxés: A Revolução do Tambor e mostra os blocos Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Didá, Malê Debalê, Olodum e Filhos de Gandhy. São filmes breves sobre cada uma dessas agremiações.

O papel desses blocos como núcleos de resistência, consciência e preservação da cultura afro-brasileira é grandioso não só no Carnaval, mas ao longo de todo o ano, com suas atividades socioculturais.

O projeto faz parte do programa Salvador Capital Afro, da prefeitura da capital baiana, e está disponível no YouTube.

No filme do Cortejo Afro, a força visual e estética para transmitir as ligações ancestrais. No bloco Didá, a ocupação das mulheres no espaço cultural afro, com as percussionistas marcando o passo do festejo.

No capítulo dedicado ao Ilê Aiyê, a exaltação à negritude e o empoderamento negro. No curta sobre o Muzenza, a confluência do samba com o reggae e as questões raciais.

Com os Filhos de Gandhy, a fé e o sagrado em plena convergência com o Carnaval. No filme do Olodum, o tambor como elemento central para irradiar a Bahia e sua contribuição imensa à cultura brasileira.

Por fim, o curta do Malê Debalê traz a representatividade por meio da dança, com a união da batida percussiva, a música e o movimento.

Cada bloco tem seu toque musical, mas todos têm o tambor como elemento central. A série revela o Carnaval profundamente ligado às raízes, embora seja frequentemente secundarizado nesta época.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo