Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Morre Elifas Andreato, o mais brilhante autor de capas de disco do País

Intérprete da música em forma de desenho, o artista deixou centenas de ilustrações em álbuns icônicos da música brasileira

(Reprodução/Arquivo Pessoal)
Apoie Siga-nos no

Morreu nesta terça-feira, aos 76 anos, o ilustrador Elifas Andreato. As causas ainda não foram esclarecidas.

Um dos maiores artistas gráficos do país, Andreato ilustrava desde os anos 70, época do vinil, capas de discos icônicos da música brasileira. Foram centenas, de Chico Buarque de Holanda a Vinícius de Moraes, passando por Paulinho da Viola e Martinho da Vila.

Nascido em Rolândia, no Paraná, Andreato pintava o Brasil como ele é: musical e multicolorido. era muito mais do que ilustrador. Era um intérprete do sentimento dos músicos. Seus traços sensíveis, repletos de cores e texturas, extraiam em a expressão das faixas interpretadas em álbuns em traços sensíveis, com cores e texturas. As colaborações também incluíram coleções impressas, cartazes, cenários e revistas.

Depois de um período trabalhando na Editora Abril, Elifas Andreato também atuou em projetos ligados à arte popular, como nas publicações MPB Compositores e História do Samba e Almanaque Brasil de Cultura Popular. O fez por ter correndo nas veias a capacidade de representar um Brasil profundo, conectado às suas raízes.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo