Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Filme mostra como a força da empatia fez surgir um grupo de talentosos músicos

Documentário sobre a movimentação artística Reverbo de Pernambuco será apresentado pela primeira vez no festival In-Edit

Foto: José de Holanda
Apoie Siga-nos no

O filme sobre umas das principais mostras de música no País, a Reverbo, está na programação do 15° In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 14 a 25 de junho.

O documentário, ao qual CartaCapital assistiu com exclusividade, dá voz aos músicos da movimentação para reflexões sobre o trabalho e sobre como a empatia fez nascer um grupo de talentosos artistas que hoje tem importantes êxitos na música.

A mostra Reverbo, criada oficialmente em 2017, no Recife, é composta hoje por 27 cantautores, dos quais alguns despontam na cena musical brasileira com registros fonográficos e composições gravadas por artistas de carreira consolidada. A mostra foi tratada em texto recente de CartaCapital.

O documentário Mostra Reverbo, de uma hora de duração, ressalta em depoimentos de seus vários membros a importância da troca e da interação entre eles para ouvir e ser ouvido.

Juliano Holanda, seu idealizador e agregador dos diferentes núcleos musicais pernambucanos em torno do projeto, trata como “laboratório vivo” o processo de criação: “Tem o afeto e a admiração. Esse modelo em que estão dois no palco e os outros estão atrás tem uma energia muito grande. Você está cantando para os seus e se sente fortalecido”.

O cantor e compositor cita “dois no palco” porque é comum entre eles formar parcerias, além de promover apresentações em casas de espetáculo em dupla.

Os depoimentos dos participantes do grupo no documentário expõem afeição e amor à arte. Flaira Ferro, integrante que já ganhou projeção musical, fala no filme sobre a resiliência: “Assevere, permaneça, não baixe a cabeça, tudo passa e a poesia é modo de viver. Poesia é modo de existir”.

“Se fossem pessoas completamente iguais, seria monótono demais. A gente sabe que tem pessoas mais intérpretes, da voz, tem as pessoas mais compositoras, tem pessoas com mais estilo no que escrevem, falam de um jeito das coisas. É isso o que faz (o Reverbo) ter esse tamanho”, define no filme PC Silva.

“Isso que a gente está propondo queria que se espalhasse para todas as esferas da vida, que é para o mundo ter mais afeto, mais coletivo, olhar um para o outro, estar junto”, diz Joana Terra em seu depoimento. O documentário transborda em sensibilidade.

A direção de Mostra Reverbo é de Mário de Almeida, responsável por vários projetos audiovisuais de cultura popular, enquanto a produção-executiva é de Mery Lemos.

O filme foi rodado no meio do ano passado, quando a Reverbo veio a São Paulo (capital e interior) para algumas apresentações, e é dedicado a Jr. Black, que fez parte do grupo e aparece no filme, mas morreu meses depois.

O documentário poderá ser visto na capital paulista, na programação do 15° In-Edit Brasil: em 15 de junho, na Cinemateca Brasileira; dia 21, no Centro Cultural São Paulo; e dia 23, na Associação Cultural Cecília. Mais informações em https://br.in-edit.org/.

Assista ao trailer do filme Mostra Reverbo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo