Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Em novo disco, rapper indígena segue na defesa contundente de seu povo

Com trabalhos desde 2017 que evocam a resistência, Owerá é hoje o mais representativo artista de difusão das causas indígenas no País

Foto: Igor de Paula/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Mbaraeté, novo álbum do artista indígena Owerá, retoma a resistência dos povos originários e a defesa da floresta. O músico – antes chamado de Kunumi MC – é da etnia mbyá-guarani e vive na aldeia Krukutu, no extremo  sul de São Paulo.

Foi em 2017 que o cantor e compositor começou a lançar registros fonográficos (um EP, um álbum e vários singles), todos contundentes e voltados à causa indígena. Nesse período, foi protagonista do documentário Meu Sangue É Vermelho, que recebeu diversos prémios internacionais e trata da defesa da terra.

Agora, aos 21 anos, com Mbaraeté (que significa resistência), o artista se associa de vez à luta. O gênero que usa para se expressar é mais do que adequado: o rap.

“O rap nativo é uma raiz do rap indígena. Nós falamos diretamente da nossa terra, do nosso território, com a nossa língua, que resiste há mais de 500 anos para se manter viva. É uma luta diária que enfrentamos nas nossas terras”, comentou no material de divulgação do disco. “O rap nativo nasce daí, desse espaço de luta, mas, também, de celebração da nossa cultura, dos rituais e da nossa tradição”.

O disco tem nove faixas e há trechos de músicas do álbum na língua nativa de Owerá. O trabalho, que conta com apoio do programa Natura Musical, tem a participação de artistas de diferentes povos indígenas, incluindo Célia Xakriabá, Txaná Ibã, OzGuarani, Brô Mc’s, Djuena Tikuna, o pai e escritor Olivio Jekupé, a companheira Pará Retê e o filho, Tupã. O trabalho musical foi produzido pelo próprio Owerá e Rod Krieger.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.