Bem-Estar
Veja os benefícios de se movimentar durante o trabalho
Com a consolidação do home office, aumentaram as queixas de dores musculares, fadiga mental e queda de produtividade. Nesse cenário, as pausas ativas — pequenos intervalos com exercícios leves — têm se destacado como uma solução prática e acessível para combater os efeitos do sedentarismo […]
Com a consolidação do home office, aumentaram as queixas de dores musculares, fadiga mental e queda de produtividade. Nesse cenário, as pausas ativas — pequenos intervalos com exercícios leves — têm se destacado como uma solução prática e acessível para combater os efeitos do sedentarismo e potencializar a performance profissional.
“Pausas ativas funcionam como um ‘reset’ do corpo e da mente. Elas reduzem tensões musculares, melhoram a oxigenação cerebral e contribuem para tomadas de decisão mais assertivas”, afirma Rafael Uliani, formado em Ciências do Esporte e ex-atleta.
O que são pausas ativas?
São interrupções curtas ao longo do expediente com movimentos de baixa intensidade, como alongamentos, caminhadas ou pedaladas leves, que ajudam a ativar a circulação, aliviar desconfortos e aumentar a clareza mental.
Benefícios comprovados
- Estímulo à liberação de neurotransmissores ligados ao bem-estar (endorfinas e dopamina);
- Melhora do foco e da disposição;
- Alívio de dores nas costas, pescoço e ombros;
- Redução da estagnação física e mental.
Além disso, as pausas com atividade física leve estão associadas à redução de gordura corporal e ao aumento do engajamento no trabalho. “Estudos com bike desks, por exemplo, mostram que mesmo atividades leves ao longo do dia contribuem para melhorar o desempenho cognitivo sem afetar negativamente a produtividade. Pelo contrário, o efeito costuma ser positivo”, acrescenta Rafael Uliani.

Dicas práticas para implementar as pausas ativas
A recomendação é fazer pausas a cada 90 a 120 minutos de trabalho concentrado. Sessões de 10 a 15 minutos já são suficientes para reativar corpo e mente. Para quem deseja potencializar esse hábito, o uso de equipamentos compactos — como esteiras leves, bicicletas ergométricas silenciosas ou aparelhos elípticos — pode ser um excelente aliado, especialmente em ambientes domésticos.
Por Gabriela Andrade
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



