Bem-Estar
Veja como guardar corretamente cada tipo de fruta
O armazenamento adequado das frutas é essencial para mantê-las frescas por mais tempo. Quando feito de forma inadequada, pode fazer com que elas amadureçam rápido demais ou percam o sabor e a textura. Saber onde e como guardar cada tipo é fundamental para preservar seus […]


O armazenamento adequado das frutas é essencial para mantê-las frescas por mais tempo. Quando feito de forma inadequada, pode fazer com que elas amadureçam rápido demais ou percam o sabor e a textura. Saber onde e como guardar cada tipo é fundamental para preservar seus nutrientes e evitar o desperdício.
Segundo a nutricionista Jéssica Benazzi, do Divino Fogão, o modo de armazenamento influencia diretamente no amadurecimento, e misturar algumas frutas pode acelerar demais esse processo. “Algumas frutas, como maçã, banana e abacate, liberam etileno, um gás natural que estimula o amadurecimento. Quando ficam próximas de frutas mais sensíveis, como morango ou uva, acabam fazendo com que elas estraguem mais rápido”, explica.
Frutas que podem ficar na fruteira
Bananas, maçãs, abacates, mamões, mangas, pêssegos e peras devem ser mantidos fora da geladeira enquanto estiverem verdes ou firmes. “Essas frutas amadurecem melhor em temperatura ambiente. Depois de maduras, podem ir à geladeira para conservar por mais tempo”, orienta Jéssica Benazzi.
Frutas para guardar na geladeira
Morango, uva, ameixa, kiwi, melancia (após cortada), melão (após cortado) e frutas vermelhas no geral devem ser armazenadas sob refrigeração. “Esses alimentos são mais sensíveis ao calor e à umidade. O ideal é guardá-los em potes de vidro ou plástico bem fechados, de preferência forrados com papel-toalha, para reduzir a umidade e evitar o mofo”, recomenda Jéssica Benazzi.

Dicas para conservar as frutas
A nutricionista lista outras dicas que podem auxiliar na conservação das frutas:
- Separe as frutas maduras das verdes: isso evita que as maduras acelerem o amadurecimento das demais;
- Evite lavar antes de guardar: a umidade favorece o aparecimento de fungos. Neste caso, lave apenas antes de consumir;
- Use a gaveta da geladeira: ela mantém a umidade e a temperatura mais estáveis, ideais para a maioria das frutas;
- Congele porções já cortadas: ajuda a aproveitar melhor frutas como banana, manga, uva, morango e abacate, que podem ser usadas em vitaminas e sobremesas.
“Cuidar da forma de armazenar as frutas é uma maneira simples de evitar o desperdício e garantir o consumo de alimentos sempre frescos, saborosos e nutritivos”, finaliza Jéssica Benazzi.
Por Letícia Fernandes
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.