Bem-Estar
Veja a importância do magnésio para a qualidade do sono
O magnésio é um mineral essencial para relaxar os músculos, acalmar o sistema nervoso e regular os ciclos do sono. Quando há falta desse nutriente, sintomas como fadiga constante, irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração podem surgir, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida. […]
O magnésio é um mineral essencial para relaxar os músculos, acalmar o sistema nervoso e regular os ciclos do sono. Quando há falta desse nutriente, sintomas como fadiga constante, irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração podem surgir, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.
Conforme o médico César Araújo, especialista em medicina de família, o magnésio estimula neurotransmissores como o GABA, que promovem a sensação de calma e ajudam a desacelerar a mente na hora de dormir.
“O magnésio regula essas substâncias e contribui para que o corpo desacelere à noite. Quando utilizado corretamente, melhora não apenas o sono, mas também a concentração, a disposição e o bem-estar geral”, explica. Além disso, segundo o médico, o mineral auxilia na concentração, pois “favorece a clareza mental e a organização dos pensamentos”.

Fontes de magnésio e importância da orientação profissional
Existem diferentes formas do mineral disponíveis no mercado, como o cloreto, o citrato e o dimalato de magnésio, cada um com funções específicas e níveis distintos de absorção. A suplementação deve ser orientada por um profissional de saúde, que levará em conta necessidades individuais e possíveis carências nutricionais.
Por Thayná Almeida
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



