Bem-Estar

Saiba quais doenças podem ser detectadas em exames de sangue, fezes e urina

Muitas doenças se desenvolvem de forma silenciosa, sem apresentar sintomas evidentes nas fases iniciais. Nesse contexto, exames simples e rotineiros, como os de sangue, fezes e urina, desempenham um papel fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce, permitindo identificar alterações no organismo antes que se […]

Saiba quais doenças podem ser detectadas em exames de sangue, fezes e urina
Saiba quais doenças podem ser detectadas em exames de sangue, fezes e urina
Apoie Siga-nos no

Muitas doenças se desenvolvem de forma silenciosa, sem apresentar sintomas evidentes nas fases iniciais. Nesse contexto, exames simples e rotineiros, como os de sangue, fezes e urina, desempenham um papel fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce, permitindo identificar alterações no organismo antes que se tornem problemas mais graves.

“[…] Por isso, a recomendação é que periodicamente as pessoas se dirijam a um consultório médico, onde o mesmo poderá solicitar a realização dos testes; e a partir dos resultados, o profissional indicará o melhor tratamento”, explica o coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera de Itabuna, Lucas Carvalho.

A seguir, o profissional lista algumas doenças que podem ser detectadas com esses simples exames. Confira!

Exames de sangue

Hemograma Completo

Identifica alterações nos glóbulos vermelhos e brancos, e nas plaquetas. Pode diagnosticar anemia, leucemia, infecções e inflamações, bem como problemas com a imunidade.

Colesterol e triglicerídeos

No exame de colesterol são identificados os níveis de VLDL e LDL, considerados “maus colesterol”; e HDL, conhecido como “bom colesterol”. O exame de triglicerídeos identifica o nível de gordura no corpo, proveniente da alimentação. Esses exames indicam o aumento dos níveis de gordura no sangue e a formação de placas nas artérias, o que pode influenciar em doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Glicemia

Identifica o nível de glicose/açúcar no sangue. Pode diagnosticar o diabetes.

Ácido úrico

Metabolismo das purinas, tipos de proteínas. Pode indicar gota. Sua alteração nos exames se deve principalmente ao consumo exagerado de carnes, bebidas alcoólicas e ao uso de entorpecentes e substâncias tóxicas.

PSA (Antígeno Prostático Específico)

Alterações nesse exame podem indicar o câncer na próstata em pessoas do sexo masculino.

Diversos exames de sangue também podem identificar tipos de câncer, como o exame de MCA (antígeno mucoide associado ao carcinoma) que indica a ocorrência de câncer da mama.

Mulher usando máscara e touca, olhando algo em um microscópio
O exame de fezes pode ajudar a identificar uma série de problemas de saúde (Imagem: Nan Tun Nay | Shutterstock)

Exame de fezes

Esse é um dos exames mais pedidos pelos médicos e pode ajudar a identificar uma série de problemas: má absorção de nutrientes ou falhas na digestão, doenças do intestino ou reto, infecções e verminoses.

Exame de urina

A presença de algumas substâncias na urina, que é produzida pelos rins, pode indicar a existência de doenças ou alterações: desidratação, infecção urinária, diabetes e cálculos renais.

Por Deiwerson Damasceno dos Santos

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo