Bem-Estar

7 melhores chás para desinchar o corpo

A retenção de líquidos é um incômodo comum que pode afetar a qualidade de vida e deixar o corpo com sensação de inchaço. Além de causar desconforto, pode ser resultado de diversos fatores, como desequilíbrios hormonais, estresse, alimentação inadequada, falta de sono e atividade física […]

7 melhores chás para desinchar o corpo
7 melhores chás para desinchar o corpo
Apoie Siga-nos no

A retenção de líquidos é um incômodo comum que pode afetar a qualidade de vida e deixar o corpo com sensação de inchaço. Além de causar desconforto, pode ser resultado de diversos fatores, como desequilíbrios hormonais, estresse, alimentação inadequada, falta de sono e atividade física insuficiente.

Além do acompanhamento médico e da adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas, os chás também podem contribuir para desinchar o corpo. Isso porque algumas infusões possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a retenção de líquidos. Veja abaixo!

1. Chá de hibisco

O chá de hibisco é um dos mais conhecidos quando o assunto é reduzir o inchaço. Isso se deve ao seu efeito diurético, que ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo, sem prejudicar a hidratação. Além disso, ele contém antocianinas e flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que também auxiliam na redução da retenção de líquidos.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de folhas secas de hibisco
  • 250 ml de água

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, adicione as folhas de hibisco e ferva por 7 minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e sirva em seguida.

2. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha é um potente diurético, pois ajuda a aumentar a produção de urina e a promover a eliminação de toxinas do corpo. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com retenção de líquido ou problemas urinários. Além disso, essa bebida é ideal para quem sofre com inchaços relacionados ao ciclo menstrual.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cavalinha seca
  • 250 ml de água
  • Mel para adoçar

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo, adicione a cavalinha e deixe em infusão por 5 minutos. Após, coe e adoce com mel. Sirva em seguida.

3. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta tradicionalmente usada como um potente diurético natural. Ele é excelente para estimular a função renal, ajudando o corpo a liberar o excesso de líquidos e sódio. Essa planta também é conhecida por seu efeito antioxidante, que combate os radicais livres e auxilia na desintoxicação do organismo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de dente-de-leão
  • 350 ml de água

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo, adicione as folhas secas de dente-de-leão e deixe em infusão por 5 minutos. Após, coe e sirva em seguida.

Chá de gengibre em xícara branca com gengibre em volta
O chá de gengibre aumenta a circulação sanguínea, atuando contra a retenção de líquido (Imagem: Jr images | Shutterstock)

4. Chá de gengibre

O gengibre é amplamente conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas. O chá da raiz ajuda a aumentar a circulação sanguínea e melhora o processo de digestão, bem como alivia problemas como cólicas menstruais, azia, náuseas e resfriados. Por ser um termogênico natural, ele também pode ajudar na perda de peso.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 250 ml de água
  • Mel para adoçar

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo. Em uma xícara, coloque o gengibre e o mel e despeje a água. Tampe e deixe em infusão por 3 minutos. Sirva em seguida.

5. Chá verde

O chá verde pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos devido à sua combinação de catequinas e cafeína, que estimulam a produção de urina e facilitam a eliminação de líquidos acumulados no corpo. As catequinas, por exemplo, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que combatem bactérias ruins no intestino, evitando o surgimento de infecções intestinais. A cafeína, por sua vez, melhora a circulação, acelera o metabolismo e aumenta o fluxo renal.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de chá verde. Deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva em seguida.

Chá de carqueja servido em xícara de porcelana em cima de mesa de madeira
O chá de carqueja estimula a digestão e o funcionamento do fígado (Imagem: Saharosa40 | Shutterstock)

6. Chá de carqueja

O chá de carqueja possui propriedades diuréticas e depurativas, que auxiliam na eliminação de líquidos retidos no organismo. Além disso, estimula a digestão e melhora o funcionamento do fígado, ajudando a eliminar toxinas que podem causar inchaço. Por ter ação anti-inflamatória, também contribui para reduzir o desconforto abdominal causado por gases e má digestão.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas de carqueja
  • 350 ml de água
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de carqueja. Deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adicione o suco de limão e sirva em seguida.

7. Chá de alecrim

O chá de alecrim é conhecido por suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele auxilia na redução de processos inflamatórios e ajuda a combater os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo. Além disso, a planta favorece a digestão, otimiza a função hepática e contribui para a saúde circulatória, aliviando o inchaço e promovendo uma sensação de leveza e bem-estar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de alecrim fresco
  • 300 ml de água

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de alecrim. Deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva em seguida.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo