Bem-Estar

7 dicas para higienizar morangos antes de preparar o morango do amor

O morango do amor é o doce do momento e tem conquistado as redes sociais. É fácil encontrar milhares de vídeos de influenciadores ensinando a preparar a iguaria, que aparenta ser simples, mas exige cuidados — especialmente na higienização da fruta, como destaca a nutricionista […]

7 dicas para higienizar morangos antes de preparar o morango do amor
7 dicas para higienizar morangos antes de preparar o morango do amor
Apoie Siga-nos no

O morango do amor é o doce do momento e tem conquistado as redes sociais. É fácil encontrar milhares de vídeos de influenciadores ensinando a preparar a iguaria, que aparenta ser simples, mas exige cuidados — especialmente na higienização da fruta, como destaca a nutricionista Élida Dini, professora da Faculdade Una Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais.

“Consumir morangos sem higienização adequada pode expor você a microrganismos prejudiciais como: bactérias — por exemplo, Escherichia coli —, parasitas, como amebas e lombrigas, e resíduos de agrotóxicos. Esses contaminantes podem causar desde desconfortos gastrointestinais até infecções mais graves”, alerta a especialista.

Segundo a nutricionista Élida Dini, esse fator é ainda mais preocupante quando o doce é coberto por calda de açúcar. “A calda de açúcar cria uma barreira que pode reter umidade e calor, condições ideais para o crescimento de bactérias e, também, de fungos. Se o morango não for higienizado corretamente antes de ser coberto, esses microrganismos podem se multiplicar sob a camada, tornando o consumo potencialmente perigoso”, alerta.

Para evitar que o morango do amor cause problemas de saúde, Élida Dini ensina como higienizar a fruta corretamente e dá dicas para preparar doces com ingredientes frescos de forma segura. Confira!

Como limpar o morango antes de preparar o morango do amor?

  1. Selecione os morangos, descartando os que estiverem machucados ou com sinais de deterioração;
  2. Lave os morangos em água corrente para remover sujeiras visíveis;
  3. Prepare uma solução desinfetante misturando 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, suco de limão ou vinagre de maçã;
  4. Deixe os morangos de molho nessa solução por 10 minutos;
  5. Enxágue bem os morangos em água corrente;
  6. Seque os morangos com papel-toalha limpo antes de utilizá-los, sem apertá-los;
  7. Evite usar água quente, pois pode danificar a fruta e reduzir sua durabilidade.
Mulher virada de costas guardando bandeja em uma geladeira
Os doces devem ser refrigerados a 5ºC e a temperatura deve ser mantida durante o transporte para o cliente (Imagem: guys_who_shoot | Shutterstock)

Cuidados adicionais ao preparar doces com frutas frescas

  • Refrigeração: mantenha os doces refrigerados a uma temperatura de até 5°C;
  • Validade: doces com frutas frescas, como é o caso do famoso morango do amor, têm validade curta, geralmente de 24 horas. Ou seja, é preparar e consumir o quanto antes;
  • Higiene: assegure-se de que todos os utensílios e superfícies utilizados no preparo estejam limpos para evitar contaminação. Conheça as referências do seu fornecedor do doce;
  • Transporte: durante o transporte, utilize caixas térmicas ou bolsas refrigeradas para manter a temperatura adequada. E isso também vale para o transporte até a casa do consumidor. 

Por Elemara Duarte

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo