Bem-Estar

7 aspectos que indicam que a criança está saudável

Cuidar da saúde das crianças é fundamental para garantir um desenvolvimento adequado e uma vida mais equilibrada. Além de uma alimentação nutritiva, sono de qualidade e vacinação em dia, sinais como disposição para brincar, bom apetite, crescimento adequado e bom humor podem indicar que a […]

7 aspectos que indicam que a criança está saudável
7 aspectos que indicam que a criança está saudável
Apoie Siga-nos no

Cuidar da saúde das crianças é fundamental para garantir um desenvolvimento adequado e uma vida mais equilibrada. Além de uma alimentação nutritiva, sono de qualidade e vacinação em dia, sinais como disposição para brincar, bom apetite, crescimento adequado e bom humor podem indicar que a criança está saudável.

Abaixo, confira como esses e outros aspectos ajudam a entender sobre a saúde da criança!

1. Crescimento adequado

De acordo com a pediatra e neonatologista Dra. Renata Castro, um dos principais indicadores de saúde é o crescimento dentro dos padrões esperados para idade e sexo. “O peso e a altura devem acompanhar a curva de crescimento do bebê e da criança. Consultas regulares ajudam a monitorar isso”, explica.

2. Boa disposição e energia

Se a criança brinca, explora o ambiente e tem energia para realizar atividades do dia a dia, é um ótimo sinal. A pediatra Dra. Flávia Ribeiro ressalta que crianças saudáveis são ativas e curiosas. “Mesmo que tirem cochilos ao longo do dia, quando estão acordadas, demonstram interesse pelo mundo ao redor”, afirma.

3. Apetite equilibrado

Uma alimentação variada e adequada para a idade também é um indicativo importante. Segundo a pediatra Dra. Vanessa Tirloni, a criança não precisa comer grandes quantidades o tempo todo, mas é essencial que tenha um apetite regular e aceite diferentes grupos alimentares.

Menina deitada em cama segurando ursinho de pelúcia enquanto sua mãe sorri para ela
Dormir as horas necessárias e acordar disposta indica que o organismo da criança está funcionando corretamente (Imagem: Evgeny Atamanenko | Shutterstock)

4. Sono reparador

Dormir bem é essencial para o desenvolvimento infantil. “Se a criança dorme as horas necessárias para sua idade e acorda bem-disposta, isso demonstra que o organismo está funcionando corretamente”, explica a Dra. Renata Castro.

5. Desenvolvimento motor e cognitivo compatível com a idade

Acompanhar marcos do desenvolvimento, como segurar objetos, sentar, andar e falar, é fundamental. A Dra. Flávia Ribeiro destaca que cada criança tem seu próprio ritmo, mas atrasos significativos devem ser avaliados por um pediatra.

6. Sistema imunológico funcionando bem

Crianças podem ter resfriados e infecções comuns, mas a recuperação rápida indica que o sistema imunológico está forte. “Se as doenças não são frequentes ou prolongadas, é um bom sinal”, afirma a Dra. Vanessa Tirloni.

7. Fezes e urina regulares

A saúde intestinal reflete o bem-estar geral. A Dra. Renata Castro alerta que diarreias persistentes, constipação ou urina escura e com odor forte devem ser investigadas. “O funcionamento do intestino e a hidratação são essenciais para o equilíbrio do organismo”, esclarece.

Se o seu filho apresenta esses sinais, é um indicativo de que está saudável. Mas lembre-se: consultas pediátricas regulares são essenciais para monitorar o desenvolvimento e garantir que tudo esteja bem!

Por Sarah Monteiro

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo