Bem-Estar
6 benefícios do alongamento antes da corrida
Com mais de 19 milhões de praticantes, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países com mais pessoas que praticam corrida, segundo o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava. Inclusive, foi o esporte mais praticado em todo o mundo em […]


Com mais de 19 milhões de praticantes, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países com mais pessoas que praticam corrida, segundo o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava. Inclusive, foi o esporte mais praticado em todo o mundo em 2024 — uma tendência que segue firme em 2025, impulsionada pelo desejo de adotar hábitos saudáveis e atividades ao ar livre.
“A corrida melhora a capacidade física e ainda atua na saúde mental, já que aumenta a liberação de endorfina, que promove bem-estar, e melatonina, que contribui para um sono de qualidade. Mas é fundamental preparar o corpo corretamente para evitar lesões”, explica Klauber Penaforte, coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.
Apesar dos benefícios da prática, o especialista reforça a importância de adotar alguns cuidados antes de sair para correr, principalmente no que diz respeito ao preparo corporal, à mobilidade articular e aos alongamentos.
Por que alongar antes de correr?
De acordo com Klauber Penaforte, o alongamento é um dos passos mais importantes antes da prática da corrida, mesmo para corredores amadores. A prática melhora a flexibilidade, amplia a mobilidade das articulações, reduz o risco de lesões musculares e prepara o corpo para o esforço físico.
“O ideal é que o corredor realize alongamentos dinâmicos e exercícios funcionais específicos, que ajudam na ativação muscular e na preparação do sistema neuromuscular. Tudo isso deve ser feito com acompanhamento de um profissional e com os exames médicos em dia”, orienta.

Benefícios dos alongamentos antes da corrida
Confira os principais ganhos de alongar-se corretamente antes de correr:
- Redução do risco de lesões musculares e articulares: o alongamento prepara os músculos e melhora a amplitude dos movimentos, prevenindo distensões, entorses e tendinites;
- Aumento da flexibilidade: possibilita uma corrida mais eficiente e com menor gasto de energia;
- Melhora da circulação sanguínea: favorece a oxigenação dos músculos e a disposição;
- Preparo mental: reduz o estresse e melhora a concentração para a corrida;
- Aquecimento muscular: aumenta a temperatura corporal e melhora a elasticidade muscular;
- Correção da postura e eficiência dos movimentos: contribui para uma técnica mais correta e segura.
Dicas práticas de alongamentos para corredores
Abaixo, Klauber Penaforte lista alguns dos alongamentos recomendados para quem vai correr. Confira!
Membros inferiores
- Quadríceps: em pé, puxe o pé em direção aos glúteos, mantendo o joelho alinhado;
- Isquiotibiais: com as pernas estendidas, incline-se para frente e tente tocar os dedos dos pés;
- Panturrilhas: com as mãos apoiadas em uma parede, mantenha uma perna estendida para trás e empurre o calcanhar em direção ao chão.
Membros superiores
- Ombros: cruze um dos braços sobre o peito e pressione com a outra mão;
- Tríceps: levante o braço acima da cabeça, dobre o cotovelo e puxe com a outra mão.
Por Priscila Dezidério
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.