Bem-Estar
5 dicas práticas para cuidar da saúde mental no dia a dia
Setembro Amarelo é um convite para refletir sobre a saúde mental. Em meio ao ritmo acelerado do cotidiano, o estresse, a ansiedade e o cansaço emocional podem se acumular silenciosamente, muitas vezes sem que percebamos. Esses fatores acabam impactando diretamente aspectos essenciais da vida, como […]


Setembro Amarelo é um convite para refletir sobre a saúde mental. Em meio ao ritmo acelerado do cotidiano, o estresse, a ansiedade e o cansaço emocional podem se acumular silenciosamente, muitas vezes sem que percebamos. Esses fatores acabam impactando diretamente aspectos essenciais da vida, como a qualidade do sono, o equilíbrio do humor e até mesmo a forma como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor.
Um levantamento da BurnUp, healthtech especializada em saúde mental, mostrou que 88% dos brasileiros apresentam sinais de depressão, ansiedade ou estresse, e quase 80% estão em nível crítico de burnout. Os números reforçam que o sofrimento emocional está mais presente do que se imagina.
Sofrimento emocional impacta o dia a dia
Problemas na saúde mental podem afetar áreas como relacionamentos, vida profissional e o bem-estar integral do indivíduo. “No trabalho, os altos níveis de estresse impactam na produtividade, concentração e engajamento, podendo levar à exaustão emocional, caracterizada pelo burnout. No aspecto pessoal, vemos sinais prejudiciais ao sono, ao humor e à convivência com familiares e amigos, por exemplo”, explica a neuropsicóloga Luciana Benedetto, especialista da BurnUp.
Segundo ela, muitas vezes, o estresse e a exaustão são naturalizados como parte do cotidiano, e isso faz com que alertas importantes passem despercebidos. Por isso, reconhecer esses sinais cedo é fundamental para prevenir que pequenos desconfortos se transformem em problemas mais graves.

Cuidados com a saúde mental
Para cuidar da saúde emocional no dia a dia, Luciana Benedetto recomenda 5 caminhos práticos. Veja!
1. Autoconhecimento
Use testes de rastreio regularmente para identificar padrões e sinais de alerta.
2. Rotina de bem-estar
Inclua pausas, exercícios, sono de qualidade e momentos de lazer no dia a dia.
3. Rede de apoio
Compartilhe sentimentos com amigos e familiares de forma segura e sem julgamentos.
4. Apoio profissional
Profissionais especializados oferecem ferramentas para lidar com estresse e prevenir ansiedade ou depressão.
5. Ambiente saudável
Crie limites, faça pausas e mantenha comunicação aberta no trabalho e em casa para reduzir pressão e promover equilíbrio.
Setembro Amarelo é um lembrete de que cuidar da mente deve ser rotina. Pequenas mudanças diárias podem fazer grande diferença para o bem-estar e o equilíbrio emocional.
Por Maria Julia Cabral
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.