Bem-Estar
5 dicas para inserir a prática de yoga na rotina
O yoga é uma das práticas mais completas para o corpo e a mente, unindo movimentos físicos, técnicas de respiração e momentos de meditação. Além de promover o alongamento, a força e o equilíbrio do corpo, ele também ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade […]
O yoga é uma das práticas mais completas para o corpo e a mente, unindo movimentos físicos, técnicas de respiração e momentos de meditação. Além de promover o alongamento, a força e o equilíbrio do corpo, ele também ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar a qualidade do sono. Por ser adaptável a diferentes idades, níveis de condicionamento e necessidades, se destaca como uma das atividades mais acessíveis e inclusivas.
Abaixo, Priscila Daddio, trainer de yoga no aplicativo TFSports, que disponibiliza aulas online ao vivo e gratuitas, compartilha algumas orientações valiosas para quem quer iniciar ou já teve sua primeira experiência, mas deseja incluí-la com mais frequência em sua rotina de bem-estar. Confira!
1. Crie o seu espaço
Não é obrigatório ter um tapete, blocos ou roupas específicas, mas ter um espaço pensado para a prática de yoga pode ajudar na motivação. “Mesmo sem equipamentos, montar um cantinho tranquilo para praticar em casa pode gerar uma sensação de pertencimento e compromisso com a prática”, explica Priscila Daddio.
2. Tenha a rotina como guia
A dica principal para manter a prática de yoga é usar a rotina como guia. Marque um horário fixo na sua agenda, como uma reunião sagrada consigo. “Vai ter dia em que você vai estar cansado ou estressado. Nesses dias, a rotina é o que te leva ao tapetinho. E a sensação pós-prática sempre compensa”, reforça a trainer.

3. Encontre um guia que faça sentido para você
Procure um professor, estúdio ou canal online com quem você se identifique. Isso ajuda a manter a atenção e a constância.
4. Estabeleça pequenos objetivos
Melhorar o sono, aliviar dores nas costas ou reduzir o estresse podem ser boas metas iniciais para a prática de yoga. “Leve esses objetivos para a prática e confie no processo. Mesmo que os resultados não sejam imediatos, outros benefícios sempre virão”, diz Priscila Daddio.
5. Aprecie o caminho, não apenas a chegada
No yoga, o mais importante é o caminho percorrido. “Não se compare com o dia anterior, reconheça suas pequenas conquistas diárias e celebre sua presença no aqui e agora. Isso é yoga”, afirma a trainer.
Priscila Daddio lembra de uma palavra-chave na filosofia da prática: tapas. “Significa austeridade, disciplina, um compromisso com você mesmo. É aquela vontade de cumprir aquilo que você estabeleceu para você mesmo. E, de fato, isso é uma coisa que vai fazer com que a sua vida possa se transformar não só no yoga, mas em outras áreas. Aquilo que você se compromete a fazer e faz com entrega, com dedicação, com presença, acaba sendo muito prazeroso”, finaliza.
Por Gabriela Gimenes
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



