Bem-Estar
4 dicas para manter a dieta equilibrada durante o Carnaval
O Carnaval está chegando, e o brasileiro já começa a preparar suas criativas formas de se expressar pelas ruas. Além de fantasias, adereços e a lista de blocos na mão, é preciso também planejar como se alimentar para aguentar os dias de folia com saúde […]


O Carnaval está chegando, e o brasileiro já começa a preparar suas criativas formas de se expressar pelas ruas. Além de fantasias, adereços e a lista de blocos na mão, é preciso também planejar como se alimentar para aguentar os dias de folia com saúde e disposição.
De acordo com Fúlvia Gomes, nutricionista da Bio Ritmo (rede de academias high-end), fazer boas escolhas antes, durante e depois da folia pode evitar quedas de energia e garantir uma recuperação mais rápida.
“A estratégia central para um bom aproveitamento da festa não é muito diferente do que recomendamos no dia a dia. Alimentar-se bem, beber bastante água e dormir pelo menos 8 horas por noite garantem energia para curtir todos os dias”.
A seguir, a profissional elenca mais algumas dicas para os foliões:
1. Consuma alimentos ricos em carboidratos
Para garantir energia antes da folia, os carboidratos são ótimas opções. Cereais, tubérculos e frutas são boas escolhas por serem saudáveis, de fácil digestão e facilmente encontrados no dia a dia. Alimentos ricos em carboidratos complexos, como batata-doce, aveia e pães integrais, liberam energia aos poucos. Já as proteínas magras, como ovos e frango, ajudam na saciedade.
2. Tenhas lanches práticos em mãos
Durante a festa, tenha sempre à mão lanches práticos, como frutas, barrinhas de proteína e castanhas. Snacks de castanhas e frutas secas também são boas opções, assim como biscoitos integrais. Se for consumir bebida alcoólica, alterne com água para evitar a desidratação e minimizar os efeitos negativos.

3. Invista em proteínas
Depois do Carnaval, aposte em alimentos ricos em proteínas e antioxidantes, como peixes, verduras e frutas. Ainda, reforce a hidratação com chás e isotônicos naturais e evite alimentos gordurosos.
4. Aposte na hidratação e alimentação equilibra para aliviar a ressaca
A hidratação é a base contra a ressaca, por isso, invista em água, água de coco e sucos naturais sem açúcar. Evite também comidas gordurosas e prefira opções leves, ricas em carboidratos e proteínas. Boas escolhas incluem folhas verde-escuras, banana, aveia, ovos e lentilha. Por fim, consuma ingredientes funcionais, como gengibre, hortelã, canela e cúrcuma, eles auxiliam na digestão e no alívio dos sintomas.
Por Alessandra Oliveira
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.