Sociedade

Por ameaças, Felipe Neto cancela participação em evento de educação

O youtuber e seus familiares estão sob ataque após ele ter distribuído livros sobre a temática LGBT na Bienal do Rio de Janeiro

Por ameaças, Felipe Neto cancela participação em evento de educação
Por ameaças, Felipe Neto cancela participação em evento de educação
Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O youtuber Felipe Neto vem sofrendo ameaças desde que distribuiu gratuitamente livros com a temática LGBT durante a Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira 16, ele cancelou a sua participação no evento Educação 360 que acontece amanhã, no Rio de Janeiro, e afirmou ter retirado a mãe do Brasil devido ao cenário.

O cancelamento da presença no evento foi confirmada pela assessoria de imprensa por meio de nota: “Felipe Neto, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica que não participará do evento Educação 360, a ser realizado no próximo dia 17 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O influenciador digital, escritor e empresário cancelou a sua palestra “Educação e a Criatividade” devido a ameaças que atentam contra a sua vida e de sua família.”

Felipe Neto aproveitou para lamentar a sua ausência e denunciar a situação “estarrecedora” que ocorre no Brasil. “Lamento profundamente a minha ausência no evento, minhas sinceras desculpas à organização, que me convidou, e a todos que aguardavam pela minha participação e pela minha palestra. É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado. Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem”.

O youtuber ganhou mais exposição após criticar a tentativa do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, de censurar um livro de história em quadrinhos por mostrar um beijo gay. Como resposta,  ele distribuiu cerca de 14 mil livros sobre a temática na feira. O influenciador vem falando sobre os ataques e as fake news inventadas a seu respeito em suas redes sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo