Sociedade

Após censura, Felipe Neto distribuirá livros com tema LGBT na Bienal

Exemplares terão etiquetas com protestos contra decisão do prefeito Marcelo Crivella

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O youtuber Felipe Neto distribuirá 10 mil livros com temática LGBT na Bienal do Rio de Janeiro. A decisão ocorre após o prefeito Marcelo Crivella (PRB) enviar fiscais ao evento para recolher um livro de história em quadrinhos que apresenta uma cena de beijo entre duas pessoas do sexo masculino.

Os exemplares terão uma etiqueta com os dizeres “Este livro é impróprio para pessoas atrasadas retrógradas e preconceituosas; Felipe Neto agradece a sua luta pelo amor, a inclusão e a diversidade”. Entre os títulos escolhidos, estão “Dois Garotos se Beijando”, de David Levithan (Editora Galera) e “Arrase!”, de RuPaul (Editora Harper Collins”.

Em vídeo publicado nesta sexta 6, o youtuber criticou o ato do prefeito.

“Hoje foi um dia triste para a democracia brasileira. O dia em que o prefeito da cidade do Rio de Janeiro decidiu, por um devaneio, por uma loucura dele, que um beijo entre dois homens deve ser enquadrado como pornografia, como conteúdo sexual”, afirmou. “Eu espero que, mesmo que você seja uma pessoa que não tem simpatia pela causa LGBT, que você enxergue o nível mais profundo de censura e repressão que isso representa.”

Após a decisão de Crivella, os vereadores Tarcísio Motta e Renato Cinco, do PSOL, entraram com representação contra o prefeito do Rio de Janeiro, no Ministério Público estadual. Os parlamentares acusam Crivella de improbidade administrativa, censura prévia e violação à liberdade de expressão e ao princípio da não administração.

Na quinta-feira 5, Crivella havia anunciado pela internet que o livro apresenta conteúdo impróprio para menores.

“A prefeitura do Rio de Janeiro determinou que os organizadores da Bienal, lá no Riocentro, recolhessem esse livro que já foi denunciado na internet, que traz conteúdo sexual para menores. Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado, e do lado de fora, avisando o conteúdo. Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade”, afirmou, em vídeo.

Com 264 páginas, o livro “Vingadores: A cruzada das crianças” foi escrito pelo americano AllanDois e ilustrado pelo britânico Jim Cheung. A trama tem como personagens centrais o casal homossexual Wiccano e Hulkling, que aparece abraçado e divide a mesma cama em algumas páginas. A obra foi publicada nos Estados Unidos entre 2010 e 2012. Após o anúncio do prefeito, o livro se esgotou nas prateleiras da Bienal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo