Justiça
Senador da Rede vai ao STF pedir impeachment de Ricardo Salles
Para o partido de Marina Silva, o ministro do Meio Ambiente cometeu crime de responsabilidade e realizou atos incompatíveis com a função


O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente e integrante do mesmo partido de Marina Silva, vai ao Supremo Tribunal Federal pedir o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Segundo o parlamentar, o ministro cometeu crime de responsabilidade nas suas decisões no cargo e realizou atos incompatíveis com a função “ao perseguir agentes públicos”, o que justifica um processo de impeachment.
Em abril, em um evento com ruralistas, o ministro ameaçou investigar agentes públicos. Após essa declaração, o presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Adalberto Eberhard, pediu demissão.
A própria ex-candidata à presidência, Marina Silva, anunciou em seu Twitter a ação movida pelo partido.
A REDE vai entrar no STF com o pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por crime de responsabilidade, pelo descumprimento do dever funcional relativo à Política Nacional do Meio Ambiente e à garantia do art. 225 da Constituição Federal. #ForaSalles
— Marina Silva (@MarinaSilva) 22 de agosto de 2019
Ainda não há previsão para a Suprema Corte julgar a ação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ricardo Salles é vaiado em evento climático da ONU no Brasil
Por Giovanna Galvani
Salles chama de ‘sensacionalismo’ céu escuro por fumaça de queimadas
Por Giovanna Galvani
Ministro Ricardo Salles usa notícia de 2014 para atacar Fundo Amazônia
Por Ana Luiza Basilio