Mundo
Rede ligada a Milei e ao bolsonarismo fabricou ‘invasão’ de marroquinos no Brasil
Para dar aparência de colapso migratório, as publicações chegaram a usar imagens da crise de refugiados em Ceuta
Uma narrativa fabricada na Argentina e impulsionada por perfis ligados ao entorno político de Javier Milei atravessou a fronteira para alimentar, no Brasil, o velho repertório da ultradireita contra imigração e governo Lula.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, baseada em levantamento do Observatório Lupa, a campanha começou no portal argentino La Derecha Diario, ligado até recentemente ao consultor Fernando Cerimedo, personagem próximo da família Bolsonaro e conhecido por ter difundido alegações sem provas sobre fraude nas eleições brasileiras de 2022. Na semana passada, Cerimedo foi preso preventivamente na Bolívia, sob suspeita de ordenar um ataque a tiros contra a ex-companheira.
A peça-chave da ofensiva foi a afirmação de que Lula estaria “impulsionando” uma suposta invasão de marroquinos em Santa Catarina. Para dar aparência de colapso migratório, as publicações chegaram a usar imagens da crise de refugiados em Ceuta, enclave espanhol no norte da África — cenas que nada tinham a ver com o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Os próprios números oficiais desmontam a farsa. De acordo com dados do ObMigra e do Conare citados pela Folha, 57 marroquinos pediram refúgio em Santa Catarina em 2026 até julho. Eles representam apenas 1,86% das 3.059 solicitações registradas no estado no período, muito atrás de cubanos, haitianos e venezuelanos.
Ainda assim, a narrativa ganhou escala. O Observatório Lupa identificou 13,4 mil menções em redes sociais e sites em poucos dias, com publicações que chegaram a centenas de milhares de visualizações. Entre os disseminadores, aparecem influenciadores argentinos próximos a Milei.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Carta a Flávio Bolsonaro
Por Jamil Chade
De bolsonaristas a lulistas: quem são os ‘vira-casacas’ das eleições 2026
Por Vinícius Nunes
TSE cria conselho para acompanhar desinformação e uso de IA nas eleições
Por Vinícius Nunes



