Política

Paes lidera e pode ser eleito em 1º turno no RJ, mostra pesquisa

O ex-prefeito da cidade do Rio tem vantagem próxima dos 30 pontos para o principal adversário, segundo o Paraná Pesquisas

Paes lidera e pode ser eleito em 1º turno no RJ, mostra pesquisa
Paes lidera e pode ser eleito em 1º turno no RJ, mostra pesquisa
O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes durante apresentação do Rock In Rio, Moro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O ex-prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes (PSD), é o favorito do eleitorado fluminense para comandar o governo estadual após as eleições de outubro, segundo levantamento publicado nesta terça-feira 25 pelo instituto Paraná Pesquisas.

Paes tem margem suficiente para ser eleito em primeiro turno segundo as duas simulações testadas. A diferença entre elas é a presença ou não do ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos), que registrou candidatura mas está inelegível. O caso dele será analisado pela Justiça Eleitoral.

O Paraná Pesquisas não testou simulações de segundo turno para a eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro nesta rodada do levantamento.

Confira os percentuais:

Cenário 1

  • Eduardo Paes (PSD) – 44,5%
  • Douglas Ruas (PL) – 15,5%
  • Anthony Garotinho (Republicanos) – 11,6%
  • André Marinho (Novo) – 3,1%
  • Cyro Garcia (PSTU) – 2,9%
  • Coronel Busnello (Missão) – 2,3%
  • Juliete Pantoja (UP) – 1,3%
  • William Siri (Psol) – 1,3%
  • Luan Monteiro (PCO) – 0,4%
  • Não sabe/não opinou – 6,3%
  • Nenhum/branco/nulo – 10,9%

Cenário 2

  • Eduardo Paes (PSD) – 48,3%
  • Douglas Ruas (PL) – 18,6%
  • André Marinho (Novo) – 3,8%
  • Cyro Garcia (PSTU) – 3,6%
  • Coronel Busnello (Missão) – 2,7%
  • William Siri (Psol) – 1,6%
  • Juliete Pantoja (UP) – 1,4%
  • Luan Monteiro (PCO) – 0,8%
  • Não sabe/não opinou – 6,8%
  • Nenhum/branco/nulo – 12,6%

Foram realizadas 1.600 entrevistas entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é RJ-02422/2026.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo