Receitas

Alcatra: conheça os tipos de cortes e aprenda receita especial para o almoço de domingo

A alcatra é um corte bovino conhecido pela maciez e pela versatilidade, podendo ser utilizada em diferentes preparos, desde grelhados e assados até receitas feitas na panela. Além da peça tradicional, ela é formada por partes com características próprias, como: Miolo da alcatra (coração): a […]

Apoie Siga-nos no

A alcatra é um corte bovino conhecido pela maciez e pela versatilidade, podendo ser utilizada em diferentes preparos, desde grelhados e assados até receitas feitas na panela. Além da peça tradicional, ela é formada por partes com características próprias, como:

  • Miolo da alcatra (coração): a parte mais macia da peça inteira; ótima para bifes, grelhados e espetinhos;
  • Picanha: fica na parte externa traseira da peça; famosa pela capa de gordura e suculência;
  • Maminha: fica na parte inferior e lateral; tem formato triangular e é suculenta, ideal para assados e churrasco;
  • Baby beef: é um corte menor, tirado geralmente do miolo da alcatra ou do final do miolo, muito macio e apreciado em bifes altos.

Conhecer essas variações ajuda a escolher o corte mais adequado para cada receita. No almoço de domingo, a alcatra pode ganhar destaque em um preparo assado e acompanhada de legumes, resultando em um prato saboroso e fácil de servir.

A seguir, confira uma receita especial com alcatra para o almoço de domingo!

Alcatra com legumes

Ingredientes

  • 1 kg de alcatra em peça
  • 500 g de batata cortada em meia-lua
  • 200 g de cenoura cortada em rodelas
  • 150 g de pimentão vermelho cortado grosseiramente
  • 1 cabeça de alho cortada ao meio
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 colher de chá de alecrim
  • 1 colher de chá de mostarda
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o azeite, a páprica, o alecrim, a mostarda, o sal e a pimenta-do-reino. Envolva a alcatra nessa mistura e reserve. Em uma assadeira, distribua a batata, a cenoura, o pimentão e a cabeça de alho. Coloque a carne no centro e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 50 minutos, ou até atingir o ponto desejado, virando os legumes na metade do tempo. Retire a carne do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de fatiar. Sirva em seguida com os legumes assados.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo