Justiça

‘Dark Horse’: Mendonça autoriza PF a investigar repasses para filme sobre Bolsonaro

A corporação deve apurar, por exemplo, se parte do dinheiro serviu para bancar despesas de Eduardo Bolsonaro nos EUA

‘Dark Horse’: Mendonça autoriza PF a investigar repasses para filme sobre Bolsonaro
‘Dark Horse’: Mendonça autoriza PF a investigar repasses para filme sobre Bolsonaro
Que mecenas. Vorcaro teria financiado 90% da cinebiografia de Bolsonaro, mas ainda pairam dúvidas acerca do destino da generosa contribuição do banqueiro – Imagem: Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça autorizou a Polícia Federal a abrir um inquérito sobre o repasse de recursos de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, para financiar o filme Dark Horse, cinebiografia sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em maio, o site The Intercept Brasil revelou que o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cobrou dinheiro de Vorcaro para bancar o longa.

A Procuradoria-Geral da República afirmou a Mendonça haver elementos suficientes para iniciar uma investigação.

A PF deve apurar, por exemplo, as suspeitas de que parte dos recursos tenha servido para custear despesas do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos.

A corporação deve mirar também a destinação de emendas parlamentares a entidades ligadas à produtora do filme, além dos próprios repasses de Vorcaro a pedido de Flávio.

O STF condenou Eduardo por coação no curso do processo. Segundo a PGR, ele trabalhou junto ao governo de Donald Trump para sancionar autoridades brasileiras, além de ter articulado tarifas contra o Brasil para coagir o Judiciário a inocentar Jair Bolsonaro na trama golpista. O Supremo, porém, sentenciou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo