Justiça

EUA sancionam cidadãos brasileiros e empresas por supostas ligações com o PCC

Em maio, Washington designou o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas

EUA sancionam cidadãos brasileiros e empresas por supostas ligações com o PCC
EUA sancionam cidadãos brasileiros e empresas por supostas ligações com o PCC
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo dos EUA anunciou, nesta quarta-feira 1º, sanções contra dois cidadãos brasileiros e empresas supostamente vinculados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), recentemente designada como organização terrorista.

Victor de Oliveira Shimada, baseado em São Paulo, e sua secretária, Stella Nunes Henrique de Oliveira, são acusados de lavar dezenas de milhões de dólares que o PCC gerou em várias cidades dos Estados Unidos.

Esse dinheiro voltou ao Brasil mediante redes de criptomoedas, segundo o comunicado do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), do governo americano.

“Shimada, radicado em São Paulo, foi um vínculo-chave entre as operações do PCC com base na Flórida e os traficantes de drogas estrangeiros”, assegurou o comunicado.

O Departamento do Tesouro explicou que Shimada esteve em prisão domiciliar brevemente no começo do ano porque uma de suas empresas, a Victory Trading, foi acusada de lavagem de dinheiro procedente de um clube de futebol.

Sua secretária, Stella Nunes Henrique de Oliveira, “atuou como intermediária para a coleta de grandes quantidades de dinheiro, proporcionando serviços logísticos essenciais” à suposta rede criminosa, segundo o comunicado.

A OFAC, que pertence ao Departamento do Tesouro, designa as empresas Victory Trading, Pixwave e Wave, em São Paulo, como integrantes da rede, assim como a empresa portuguesa Avenidas Flutuantes, que supostamente pertence a Shimada.

“Como resultado da medida adotada hoje, todos os bens e os ganhos em bens das pessoas designadas ou bloqueadas descritas anteriormente que se encontrem nos Estados Unidos, ou em posse ou sob o controle de pessoas americanas, ficam bloqueados e devem ser reportados à OFAC”, destacou o comunicado.

Os sancionados tampouco podem ter acesso a serviços vinculados ao sistema financeiro americano.

Em 28 de maio, Washington designou o PCC e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas, apesar da oposição do governo brasileiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo