Política
A tentativa de deputado bolsonarista de evitar suspensão na Câmara
No começo de junho, o Conselho de Ética recomendou a suspensão por dois meses de Marcos Pollon (PL-MS) por xingamentos contra Hugo Motta (Republicanos-PB)
O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) protocolou nesta quinta-feira 25 um recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que recomendou dois meses de suspensão por ofensas contra o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Durante um ato em Campo Grande (MS), o deputado criticou a condução da anistia aos golpistas da Câmara e atacou Motta: “A anistia está na conta da porra do Hugo Motta. Nós queremos colocar o povo para enfrentar o Alexandre de Moraes, mas nós não podemos peitar o bosta do Hugo Motta, um baixinho de um metro e sessenta”.
A CCJ vai avaliar se houve falha ou abuso procedimental durante o processo no Conselho de Ética. Depois, o plenário da Câmara vai decidir se confirma ou não a suspensão do parlamentar.
No recurso, Pollon disse que a representação possui supostos vícios insanáveis que afrontariam a Constituição Federal, o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e os princípios mais elementares do direito sancionador
Segundo a defesa, o discurso do parlamentar está protegido pelo art. 53 da Constituição Federal, que assegura aos parlamentares imunidade por suas opiniões, palavras e votos. “Importa destacar que o mandato parlamentar é expressão direta da soberania popular, e sua suspensão somente pode ocorrer diante de conduta comprovadamente grave, que cause dano efetivo e irreversível à instituição”, diz o texto da defesa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conselho de Ética aprova suspensão de Marcos Pollon por ofensas a Hugo Motta
Por Vinícius Nunes
Marcos Pollon alega ser autista para justificar permanência em motim da Câmara
Por Vinícius Nunes



