CartaExpressa

Mais uma vez a família Bolsonaro age contra o Pix, diz Durigan

A decisão dos EUA sobre facções já ameaçava provocar prejuízos ao sistema financeiro, enfatizou o ministro da Fazenda

Mais uma vez a família Bolsonaro age contra o Pix, diz Durigan
Mais uma vez a família Bolsonaro age contra o Pix, diz Durigan
O ministro da Fazenda, Dario Durigan. Foto: Washington Costa/MF
Apoie Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira 2 que a família Bolsonaro agiu novamente contra o Pix, após o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos sugerir a aplicação de um tarifaço de 25% sobre a importação de mercadorias brasileiras. A palavra final cabe ao presidente Donald Trump.

Durigan disse que a decisão da Casa Branca de designar como terroristas as facções criminosas PCC e Comando Vermelho já tinha o potencial de provocar prejuízos ao sistema financeiro, inclusive a bancos, fintechs e Pix.

“Mais uma vez a família Bolsonaro faz um movimento contrário ao Pix”, reagiu o chefe da equipe econômica. “Interesses privados se sentem contrariados com a universalização de um meio de pagamento muito democrático. O Pix, como esse símbolo maior da nossa soberania financeira, será protegido pelo governo do presidente Lula e não está em nenhum momento para debate.”

O anúncio do USTR ocorre uma semana depois de Flávio Bolsonaro (PL) se reunir com Trump na Casa Branca. O Escritório, comandado pelo embaixador Jamieson Greer, alega que o Brasil prejudica “injustamente” empresas norte-americanas do setor de pagamentos eletrônicos por meio de políticas de favorecimento ao Pix. É uma referência, por exemplo, às bandeiras de cartão de crédito dos Estados Unidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo