CartaExpressa
Senado exerceu sua prerrogativa, mas a história fará justiça a Messias, diz Gilmar
Para o decano do STF, o indicado à Corte manteve coragem, dignidade e humildade, mas a decisão do Senado tem de ser respeitada
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou nesta quinta-feira 30 que, ao rejeitar a indicação de Jorge Messias à Corte, o Senado exerceu sua prerrogativa constitucional e tomou uma decisão que deve ser respeitada. Disse, porém, que a história fará justiça à trajetória do advogado-geral da União.
Messias precisava de pelo menos 41 votos no plenário da Casa Alta para assumir a cadeira que foi de Luís Roberto Barroso até outubro de 2025. Obteve, porém, apenas 34 votos, ante 42 contrários à sua indicação.
“Trata-se de um dos maiores juristas da história recente do Brasil, cuja trajetória, marcada por dignidade, retidão e dedicação ao serviço público, fala por si”, publicou Gilmar nas redes sociais.
Segundo o decano, Messias se submeteu por cinco meses a um rigoroso escrutínio público, “em meio a turbulências e, por vezes, a graves ataques à sua honra”.
“Portou-se, em todos os momentos, com coragem, dignidade e humildade. A história saberá fazer justiça à sua trajetória, diante do seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e dos relevantes serviços que já prestou às instituições. O Brasil ganha em tê-lo onde estiver.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Vai perder por 8’: a ‘previsão’ de Alcolumbre sobre a votação de Messias
Por CartaCapital
Fachin diz que STF aguarda nova indicação após rejeição de Messias
Por CartaCapital
Messias se encontra com Lula após rejeição no Senado
Por CartaCapital



