Justiça
Nunes Marques confirma viagem em avião de empresa ligada a Vorcaro
O caso foi revelado pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’; em nota, o ministro do Supremo disse que embarcou na aeronave para participar de festa de aniversário de amiga – e que ela foi a responsável pelo voo
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou neste sábado 4 que viajou em uma aeronave que pertence a uma empresa que administra bens do banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. O ministro, porém, informou que realizou a viagem a convite de uma amiga pessoal.
De acordo com o ministro, ele e a esposa viajaram de Brasília a Maceió para participar das celebrações do aniversário de Camilla Ewerton Ramos, casada com Newton Ramos, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, onde Nunes Marques atuou antes de chegar ao Supremo.
“No dia 14/11/25, o Ministro Nunes Marques e a esposa viajaram para festa de aniversário de Camila [sic], casada com o desembargador Newton Ramos, que foi colega do Ministro no TRF1. Camila convidou o Ministro e outros casais de amigos e ficou responsável pelo voo e detalhes da viagem”, destacou Nunes Marques em nota enviada a CartaCapital.
O caso foi divulgado inicialmente pelo jornal O Estado de S. Paulo, que entrou em contato com Camilla Ramos. Ela enviou nota ao jornal afirmando que ” voo citado foi particular, privado e contratado de forma pessoal pela advogada em virtude da comemoração de seu aniversário”.
O Estadão teve ainda acesso a dados sobre o voo, e confirmou que Nunes Marques e a esposa dele estiveram no terminal executivo do aeroporto de Brasília em 14 de novembro de 2025. Camilla e Newton Ramos também embarcaram no mesmo voo, assim como outras pessoas.
A aeronave pertence à empresa de administração de bens de luxo Prime You, da qual Vorcaro foi sócio até setembro de 2025. Apesar de ter deixado o quadro societário da empresa, o banqueiro continua ligado à companhia, que administra parte de seus bens.
Quatro dias após o voo que levou Nunes Marques de Maceió para Brasília, Vorcaro foi preso pela primeira vez pela Polícia Federal (PF), após investigações da Operação Compliance Zero. Ele ficou 11 dias preso até ser solto mediante cumprimento de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. Em março deste ano, porém, voltou a ser preso.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Nunes Marques suspende afastamento de Rodrigo Manga, o prefeito ‘tiktoker’ de Sorocaba
Por CartaCapital
Nunes Marques vota contra a inelegibilidade de Cláudio Castro; placar é 2 a 1 pela condenação
Por Maiara Marinho



