Justiça
Mendonça desobriga Ibaneis de depor na CPI do Crime Organizado
O ministro atendeu ao pedido dos advogados do ex-governador
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quinta-feira 2 que o ex-governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) não é obrigado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado.
O ministro atendeu ao pedido dos advogados de Ibaneis. O ministro entendeu que o STF já entendeu anteriormente que a incompatibilidade da condução coercitiva de investigados, para interrogatórios, com a Constituição da República.
“O pleno desta Corte declarou a incompatibilidade da condução coercitiva de investigados, para interrogatórios, com a Constituição da República, tendo em vista a não obrigatoriedade de participar do ato, que decorre do direito à não incriminação e do princípio da dignidade humana”, registrou. Se decidir depor, Ibaneis poderá permanecer em silêncio, ser acompanhado por advogados e não será obrigado a assumir compromisso de dizer a verdade.
“O direito de um investigado à não autoincriminação abrange a faculdade de comparecer ou não ao ato, entendendo, como corolário do brocardo nemo tenetur se detegere, que inexiste obrigatoriedade ou sanção pelo não comparecimento”, completou o ministro na decisão.
De acordo com o relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), a convocação de Ibaneis Rocha era necessária para prestar esclarecimentos sobre as negociações do Banco Regional de Brasília para a compra do Banco Master. O negócio foi impedido pelo Banco Central, que liquidou o Master em 2025 por fraudes financeiras e enviou as suspeitas à PF e ao Ministério Público Federal.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
CPI do Crime Organizado convoca Cláudio Castro e Ibaneis Rocha
Por CartaCapital
CPI do Crime Organizado aprova quebra dos sigilos de ‘sicário’ e cunhado de Daniel Vorcaro
Por Vinícius Nunes


