Política

Toffoli se declara suspeito e não vai julgar decisão que levou à prisão de Vorcaro

A Segunda Turma do STF vai decidir nesta sexta-feira se referenda ou não a prisão do banqueiro, determinada pelo ministro André Mendonça

Toffoli se declara suspeito e não vai julgar decisão que levou à prisão de Vorcaro
Toffoli se declara suspeito e não vai julgar decisão que levou à prisão de Vorcaro
Ministro Dias Toffoli participa da sessão plenária do STF. Foto: Carlos Moura/SCO/STF.
Apoie Siga-nos no

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, se declarou nesta quarta-feira 11 suspeito para analisar a decisão que levou a prisão de Daniel Vorcaro na semana passada. A Segunda Turma da Corte vai decidir nesta sexta-feira 13 se referenda ou não a prisão do banqueiro, determinada pelo ministro André Mendonça.

“Nesta data declarei a minha suspeição por motivo de foro íntimo nos autos do Mandado de Segurança nº 40.791/DF, a mim distribuído. Tendo em vista que há correlação entre as matérias objeto daquele feito e as dos autos da Pet nº 15.556/DF, declaro a minha suspeição na forma do art. 145, § 1º, do Código de Processo Civil, por motivo de foro íntimo, a partir desta fase investigativa”, afirmou no despacho.

Mais cedo, Toffoli se declarou suspeito após ter sido sorteado para relatar o pedido para que a Câmara dos Deputados instale uma CPI para analisar as supostas fraudes envolvendo o Banco Master. Com a sua saída, Cristiano Zanin foi escolhido como relator.

Toffoli foi o primeiro relator das investigações sobre o Master no STF, mas acabou deixando a relatoria depois da divulgação de que uma empresa ligada à sua família — da qual admitiu ser sócio — vendeu parte de um resort a um fundo associado ao banco em 2021. A Polícia Federal havia encaminhado ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, pedido para que ele fosse ele afastado do caso. Posteriormente, também por sorteio, o caso foi repassado para André Mendonça.

O ministro determinou ainda que Gilmar Mendes, presidente do colegiado, e André Mendonça, relator do caso, sejam notificados da decisão. Compõem a Segunda Turma, além de Tofolli, os ministros André Mendonça, Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e Gilmar Mendes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo