Política
Aprovação do governo Lula recua após o Carnaval; veja os resultados da nova pesquisa Atlas
A desaprovação, por sua vez, variou dentro da margem de erro
O governo do presidente Lula (PT) sofreu queda na aprovação registrada pela nova pesquisa AtlasIntel, a primeira a monitorar o tema nacionalmente após o Carnaval. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira 25.
De acordo com a pesquisa, o governo passou a ser aprovado por 46,6% dos eleitores entrevistados, 2,1 pontos percentuais a menos do que no levantamento anterior, de janeiro, quando o índice era de 48,7%. A variação está acima da margem de erro, de apenas um ponto percentual, para mais ou para menos.
A desaprovação, por sua vez, oscilou dentro da margem de erro: saiu de 50,7% em janeiro e foi a 51,5% na pesquisa de fevereiro.

Avaliação piora
A pesquisa AtlasIntel também mediu a avaliação do trabalho do governo. Para 48,4%, a gestão petista é ‘ruim ou péssima’. A classificação ‘boa ou ótima’ para se referir ao trabalho do governo Lula atinge 42,7%. Há, ainda, 8,9% que consideram a atuação como ‘regular’.
Novamente, a comparação com janeiro indica um cenário negativo para o governo: a avaliação positiva caiu, enquanto a negativa se manteve estável. Veja a comparação:

A pesquisa desta quarta-feira contou com 4.986 entrevistas realizadas pelo método Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) entre os dias 19 e 24 de fevereiro. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral é o BR-07600/2026.
‘Crise’ no Carnaval
Os dados divulgados nesta quarta-feira surgem no rastro da repercussão do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula na Sapucaí. A homenagem foi alvo de questionamentos por parte de partidos e políticos de direita, que levaram o tema aos tribunais, e também movimentou as redes sociais, especialmente ao retratar conservadores em uma fantasia de lata, algumas com referências a evangélicos. A crítica atingiu parte de um setor da sociedade já resistente a Lula. O PT, diante do cenário, escalou a deputada Benedita da Silva para tentar reverter o desgaste.
Como resultado da ‘crise’ no Carnaval, aliados de Lula não apontaram surpresa com a queda de popularidade nas pesquisas pós-festas, para eles, fruto de uma coleta de dados no período em que o tema ainda estava quente na arena pública. A aposta, porém, é de uma reversão no cenário nos próximos levantamentos com o andamento de pautas populares abraçadas pelo governo, como o fim da escala 6×1 e a discussão da tarifa zero para o transporte público. Até lá, projetam, as polêmicas do Carnaval já terão ficado para trás.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Fux volta atrás em arquivamento de notícia-crime contra Lula por desfile no Carnaval e manda caso à PGR
Por CartaCapital
Motta ensaia aproximação com Lula e deve trabalhar pela tarifa zero no transporte público
Por Vinícius Nunes
‘Não sou carnavalesco’, diz Lula sobre as críticas ao desfile da Acadêmicos de Niterói
Por CartaCapital
Lula defende diálogo com Trump e diz que encontro em março tratará de comércio, segurança e narcotráfico
Por Vinícius Nunes
O que diz a 1ª pesquisa Atlas pós-Carnaval sobre a eleição presidencial
Por Wendal Carmo
Onde Lula perdeu terreno para Flávio Bolsonaro, segundo pesquisa AtlasIntel
Por CartaCapital




