Receitas
7 receitas leves e práticas para curtir o Carnaval
Para aproveitar o Carnaval com energia e disposição, é fundamental cuidar da alimentação. Durante os dias de folia, o corpo precisa de nutrientes que garantam bem-estar e evitem o cansaço excessivo. Nesse sentido, optar por receitas leves e práticas pode ser uma ótima estratégia. Pratos […]
Para aproveitar o Carnaval com energia e disposição, é fundamental cuidar da alimentação. Durante os dias de folia, o corpo precisa de nutrientes que garantam bem-estar e evitem o cansaço excessivo. Nesse sentido, optar por receitas leves e práticas pode ser uma ótima estratégia. Pratos equilibrados, ricos em vitaminas e de fácil digestão ajudam a manter a hidratação, fornecem energia e evitam desconfortos.
A seguir, confira 7 receitas leves e práticas para curtir o Carnaval!
1. Cookie de amendoim
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
- 2 1/2 xícaras de chá de farinha de aveia
- 2 ovos
- 200 g de óleo de coco
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de chá de fermento químico em pó
- 1 xícara de chá de amendoim picado
- 1 pitada de sal
- Óleo de coco para untar
- Farinha de aveia para enfarinhar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque os ingredientes secos, exceto o amendoim e o sal, e misture. Adicione o ovo, o óleo de coco, a baunilha, o amendoim e o sal e mexa até obter uma consistência homogênea. Reserve. Unte uma assadeira com óleo de coco e enfarinhe com farinha de aveia. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de um círculo. Repita o processo com toda a massa e coloque os cookies sobre a assadeira. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até que as laterais estejam douradas. Sirva em seguida.
2. Pãozinho de vegetais
Ingredientes
- 1 folha de couve picada
- 1/2 xícara de chá de floretes de brócolis picados
- 1 tomate sem sementes e picado
- 340 g de milho-verde
- 5 ovos
- 4 colheres de sopa de leite integral
- 1/2 colher de chá de fermento em químico em pó
- Sal e orégano a gosto
- Azeite de oliva para untar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a couve, os floretes de brócolis, o tomate e o milho-verde e misture. Unte formas para empada com azeite de oliva e distribua a mistura sobre elas. Reserve. Em outro recipiente, coloque os ovos, o sal, o orégano, o leite integral e misture até ficar homogêneo. Adicione o fermento químico e mexa para incorporar. Despeje a mistura sobre as formas e leve ao forno preaquecido em 180 °C por 25 minutos. Desenforme e sirva em seguida.

3. Chips de cenoura
Ingredientes
- 2 cenouras
- Sal e azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Lave as cenouras em água corrente, descasque e corte em rodelas finas. Disponha em um recipiente e tempere com sal e azeite de oliva. Transfira para uma forma untada com azeite de oliva e leve ao forno preaquecido na temperatura média por 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.
4. Bolinho de grão-de-bico
Ingredientes
- 1/2 colher de chá de orégano
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 pitada de páprica defumada
- 15 ml de azeite de oliva
- 400 g de grão-de-bico cozido e escorrido
- 50 ml de água
- 90 g de farinha de arroz
- Azeite de oliva para untar
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque o grão-de-bico e a água e bata até obter uma pasta. Adicione o azeite de oliva, o orégano, a páprica defumada e o sal e bata por 1 minuto. Transfira para um recipiente e, aos poucos, acrescente a farinha de arroz. Mexa até obter uma massa homogênea.
Após, com a ajuda de uma colher, pegue pequenas porções de massa e modele no formato de bolinhas. Disponha em uma assadeira untada com azeite de oliva. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.
5. Espetinho de frutas
Ingredientes
- 1 banana-nanica descascada e cortada em rodelas
- 1 maçã sem sementes e cortada em pedaços
- 1 pera sem sementes e cortada em pedaços
- 2 ameixas sem caroço e cortadas em pedaços
- Suco de 1/2 laranja
- Canela em pó a gosto
- Óleo de coco para untar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque as frutas e regue com o suco de laranja. Após, de forma alternada, coloque as frutas nos espetinhos. Reserve. Unte uma frigideira com óleo de coco e leve ao fogo médio para aquecer. Disponha os espetinhos na frigideira e grelhe por 5 minutos. Desligue o fogo e polvilhe com a canela em pó. Sirva em seguida.

6. Muffin de banana e aveia
Ingredientes
- 3 bananas maduras amassadas
- 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
- 2 ovos
- 1/4 de xícara de chá de óleo de coco
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de aveia
- 1 colher de chá de fermento químico em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 pitada de sal
- Óleo de coco para untar
- Farinha de aveia para enfarinhar
Modo de preparo
Em um recipiente, misture as bananas amassadas, o açúcar, os ovos, o óleo de coco e a baunilha até obter uma mistura homogênea. Acrescente a farinha de aveia, o fermento e o sal e mexa delicadamente. Unte forminhas de muffin com óleo de coco e enfarinhe com farinha de aveia. Distribua a massa nas forminhas e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 a 25 minutos ou até que os muffins estejam firmes e levemente dourados. Sirva em seguida.
7. Wrap de frango com alface e cenoura
Ingredientes
- 2 tortilhas integrais
- 150 g de peito de frango cozido e desfiado
- 1 cenoura ralada
- 4 folhas de alface
- 2 colheres de sopa de iogurte natural
- 1 colher de chá de mostarda
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o frango desfiado com o iogurte, a mostarda, o sal e a pimenta até formar um recheio homogêneo. Abra a tortilha, distribua as folhas de alface, a cenoura ralada e o frango temperado. Enrole bem, formando um wrap firme. Corte ao meio e sirva ou embrulhe para levar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



