Justiça
Mendonça e PF discutem o futuro de relatório que cita Toffoli no Caso Master
O encontro, em Brasília, ocorre nesta sexta-feira 13
O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça se reúne com a Polícia Federal na tarde desta sexta-feira 13. A agenda foi convocada pelo magistrado após ser sorteado para relatar o processo sobre as fraudes envolvendo o Banco Master.
O objetivo do encontro é entender o atual cenário do caso, avaliar as etapas concluídas e as pendentes, e verificar a qual instância cabe cada inquérito relacionado ao suposto esquema de Daniel Vorcaro.
Entre os documentos a serem debatidos na reunião está o relatório da PF que cita conversas entre Vorcaro e o ministro Dias Toffoli.
O documento foi anexado à arguição de suspeição aberta pelo presidente do STF, Edson Fachin. O procedimento, porém, foi suspenso após Toffoli concordar em se retirar da relatoria, sob pressão dos colegas.
Interlocutores de Mendonça afirmam que ele recebeu bem o resultado do sorteio, realizado após uma reunião entre os dez ministros na noite da quinta-feira 12. O magistrado, porém, está ciente da delicadeza do caso, ponderaram.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O clima da reunião dos ministros do STF que retirou Toffoli da relatoria do Caso Master
Por Maiara Marinho
TSE nega pedido de liminar contra desfile que homenageará Lula no Carnaval do Rio
Por Maiara Marinho



