Economia
Câmara dos Deputados da Argentina aprova acordo Mercosul-UE
O tratado ainda passará pela análise dos senadores antes de ser ratificado no país
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que agora aguarda ratificação pelo Senado.
Com 203 votos a favor, 42 contra e 4 abstenções, o acordo, assinado em 17 de janeiro em Assunção, concluiu sua tramitação na Câmara dos Deputados na madrugada desta sexta-feira 13.
Estima-se que o tratado Mercosul-UE chegue ao Senado em duas semanas para aprovação final.
Se esses prazos forem cumpridos, a Argentina se tornará o primeiro país a ratificar o acordo.
O acordo comercial cria a maior zona de livre comércio do mundo, abrangendo os 27 Estados-membros da UE e Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — um universo de 700 milhões de pessoas.
O pacto gerou resistência em diversos países europeus, principalmente na França, devido ao seu impacto nos setores agrícola e pecuário.
O Parlamento Europeu encaminhou o acordo aos tribunais em janeiro.
A decisão adia a implementação formal do tratado por vários meses, embora a Comissão Europeia, o braço Executivo da UE, possa decidir implementá-lo provisoriamente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pedido de vista adia votação de relatório sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Por Agência Brasil
Parlamento Europeu adota salvaguardas para agricultores em acordo com Mercosul
Por AFP



