Justiça

PF prende 5 brasileiros deportados dos EUA no Aeroporto de Confins

Entre os detidos estão três homens incluídos na Difusão Vermelha da Interpol e uma mulher investigada pelo 8 de Janeiro

PF prende 5 brasileiros deportados dos EUA no Aeroporto de Confins
PF prende 5 brasileiros deportados dos EUA no Aeroporto de Confins
Foto: Divulgação/PF
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal prendeu, na noite da quinta-feira 5, cinco brasileiros deportados dos Estados Unidos, logo após o desembarque deles no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Havia mandados de prisão contra todos eles no Brasil.

Segundo a PF, entre os quatro homens detidos, três constavam da Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo utilizado para localizar foragidos da Justiça no exterior. A quinta presa é uma mulher alvo de mandado de prisão preventiva relacionado aos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, em Brasília.

Os mandados que motivaram as prisões abrangem diferentes crimes. Um dos homens era procurado por homicídio qualificado, com ordem expedida pela Vara Criminal de Sanclerlândia, em Goiás. Outro foi condenado a dois anos de prisão por posse ilegal de arma de fogo e munição, com mandado emitido pela Vara de Execuções Criminais de Governador Valadares, em Minas Gerais. O terceiro era alvo de uma ordem de prisão temporária por homicídio, decretada pela Vara Criminal de Cotia, em São Paulo. Contra o quarto havia um mandado definitivo por furto, expedido pela Vara Criminal de Aparecida, também em São Paulo.

O Supremo Tribunal Federal expediu a ordem de prisão preventiva contra a mulher investigada por envolvimento nos atos golpistas, enquadrada em tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito mediante violência ou grave ameaça, com o objetivo de impedir ou restringir o exercício dos poderes constitucionais.

Após passarem por exames de corpo de delito, os cinco detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Federal não divulgou os nomes dos presos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo