Justiça

Partido do MBL apela ao TSE para proibir escola de samba de cantar ‘olê, Lula’

A Acadêmicos de Niterói fará uma homenagem ao presidente no Carnaval do Rio de Janeiro

Partido do MBL apela ao TSE para proibir escola de samba de cantar ‘olê, Lula’
Partido do MBL apela ao TSE para proibir escola de samba de cantar ‘olê, Lula’
Renan Santos, candidato a presidente pelo Missão. Foto: Reprodução/YouTube
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O Missão, partido do MBL, acionou o Tribunal Superior Eleitoral nesta quarta-feira 4 contra o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageará o presidente Lula (PT) no Carnaval do Rio de Janeiro.

Estreante do Grupo Especial, a escola de samba será a primeira a entrar na Avenida, com o samba-enredo Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, que contará a história de Dona Lindu, mãe de Lula, em uma viagem de “13 noites e 13 dias” com a família, em um caminhão “pau-de-arara”, entre Garanhuns (PE) e Guarujá (SP).

O samba-enredo, que tem entre suas autoras a cantora e compositora Teresa Cristina, aborda o drama da fome e as conquistas da classe trabalhadora, além de repudiar as tentativas de anistiar golpistas envolvidos no 8 de Janeiro de 2023.

O Missão alega que a homenagem pode configurar propaganda eleitoral antecipada e solicita ao TSE que impeça Lula de utilizar imagens do desfile em perfis oficiais e em peças de propaganda eleitoral a partir de agosto. A representação está sob a relatoria da ministra Vera Lúcia Santana.

No documento, o partido sustenta que o presidente teria um “espaço privilegiado” para promover sua imagem e sua trajetória, uma desvantagem para adversários. Afirma também que o refrão do samba-enredo foi utilizado na campanha presidencial de 2022 e que sua reapresentação, em horário nobre e com grande alcance midiático, poderia influenciar o eleitorado.

O partido do MBL pediu ao TSE uma liminar para proibir a Acadêmicos de Niterói de entoar no desfile o canto “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. É uma referência ao seguinte trecho do samba-enredo: Nosso sobrenome é Brasil da Silva /Vale uma nação, vale um grande enredo / Em Niterói o amor venceu o medo / Olê, olê, olê, olá / Vai passar nessa Avenida mais um samba popular / Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula!.

Esse refrão do samba-enredo foi muito utilizado na campanha eleitoral do representado [Lula] e, por isso, tem poder de sugestionar o eleitorado, diante do recall natural entre as campanhas eleitorais, seus jingles e suas propagandas”, escreveu o Missão.

Além do pedido de liminar, a legenda requer a aplicação de multa em caso de descumprimento e solicita que a Procuradoria-Geral Eleitoral acompanhe os ensaios e o desfile para adotar eventuais medidas.

Outros expoentes da oposição têm se mobilizado contra a homenagem a Lula. Parlamentares do Novo e do PL acionaram a Justiça contra a escola, enquanto a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e os deputados federais Sanderson (PL-RS) e Capitão Alberto Neto (PL-AM) enviaram ofícios à Procuradoria-Geral da República e ao Tribunal de Contas da União cobrando uma fiscalização — o suposto objetivo é verificar a regularidade do uso de recursos federais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo