Receitas
Almoço de domingo: 7 receitas práticas com salmão
Devido ao sabor e à textura, o salmão é muito apreciado na composição de pratos. Rico em ômega 3 e vitaminas do complexo B e D, oferece inúmeros benefícios para o corpo e é uma excelente opção para variar o cardápio e sair da rotina. […]
Devido ao sabor e à textura, o salmão é muito apreciado na composição de pratos. Rico em ômega 3 e vitaminas do complexo B e D, oferece inúmeros benefícios para o corpo e é uma excelente opção para variar o cardápio e sair da rotina. Por isso, confira receitas simples e deliciosas com esse peixe para servir no almoço de domingo!
1. Salmão com crosta de gergelim
Ingredientes
- 1 filé de salmão
- Suco de 1 limão
- 2 claras de ovo
- Sal, pimenta-do-reino moída e raspas de gengibre a gosto
- 1 xícara de chá de gergelim preto
- 1 xícara de chá de gergelim branco
- Manteiga para fritar
Modo de preparo
Retire a pele do salmão e fatie-o em tiras. Disponha em um recipiente e tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e raspas de gengibre. Reserve. Em recipientes separados, coloque as claras de ovo e os gergelins. Após, passe os filés sobre as claras e depois no gergelim. Disponha os filés em uma assadeira e leve à geladeira por 30 minutos. Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Retire os filés da geladeira e disponha na panela. Grelhe cada lado por 1 minuto. Sirva em seguida.
2. Salmão ao molho de azeitona
Ingredientes
- 4 filés de salmão
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1/2 xícara de chá de azeitona preta fatiada
- 1/2 xícara de chá de azeitona verde fatiada
- 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
- 1/4 de xícara de chá de vinho branco seco
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola picada
- Raspas e suco de 1 limão
- Cheiro-verde picado, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, tempere os filés de salmão com sal, pimenta-do-reino, raspas e suco de limão. Deixe descansar por 15 minutos para absorver os sabores. Aqueça uma frigideira grande com 1 colher de sopa de azeite de oliva em fogo médio-alto. Coloque os filés de salmão com a pele para baixo e cozinhe por cerca de 3-4 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados por fora e cozidos por dentro. Retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira, adicione a outra colher de sopa de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados e perfumados. Acrescente o vinho branco e deixe ferver por alguns minutos para reduzir o álcool. Adicione as azeitonas, misturando bem. Reduza o fogo para baixo e adicione o creme de leite fresco, mexendo até que o molho fique cremoso. Acerte o sal e a pimenta-do-reino.
Coloque os filés de salmão de volta na frigideira, regue com o molho e deixe cozinhar por mais 2 minutos, apenas para aquecer o peixe e integrá-lo ao molho. Finalize com cheiro-verde e sirva em seguida.

3. Salmão grelhado com cogumelo ao molho de queijo
Ingredientes
- 400 g de filé de salmão fresco sem pele
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 dente de alho picado
- 200 g de cogumelo champignon fresco fatiado
- 100 ml de creme de leite fresco
- 40 g de queijo gorgonzola esfarelado
- 1 colher de chá de tomilho
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Aqueça uma frigideira grande em fogo médio e adicione o azeite de oliva. Disponha os filés de salmão com o lado da pele voltado para baixo e grelhe por cerca de 3 a 4 minutos, até formar uma crosta dourada. Vire os filés com cuidado, tempere com sal e pimenta-do-reino e grelhe por mais 2 a 3 minutos, apenas até o ponto desejado. Retire o salmão da frigideira e reserve aquecido.
Na mesma frigideira, mantendo o fogo médio, acrescente o alho e refogue por aproximadamente 30 segundos, apenas até liberar aroma, sem dourar. Junte o cogumelo e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até que fique macio e levemente dourado.
Adicione o creme de leite fresco, misture bem e cozinhe por 2 minutos, até iniciar leve fervura. Acrescente o queijo gorgonzola e mexa suavemente até que ele se dissolva parcialmente, formando um molho cremoso e homogêneo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e tomilho. Retorne os filés de salmão à frigideira, acomodando-os sobre o molho, e cozinhe por mais 1 minuto apenas para aquecer e envolver o peixe. Sirva imediatamente, mantendo o molho sobre os filés.
4. Tartar de salmão
Ingredientes
- 500 g de filé de salmão sem pele e cortado em cubos
- 2 colheres de sopa de maionese
- 1 colher de sopa de mostarda
- Raspas e suco de 1 limão
- 1 maçã-verde picada
- 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picada
- Sal, pimenta-do-reino moída e azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o salmão, a maionese, a mostarda, as raspas e o suco de limão e o azeite e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Por último, coloque a maçã-verde e a pimenta dedo-de-moça e mexa bem. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira, regue novamente com azeite e sirva em seguida.
5. Salmão assado com legumes
Ingredientes
- 4 postas de salmão
- 1 abobrinha cortada em rodelas
- 1 cenoura cortada em tiras
- 1 cebola-roxa cortada em pétalas
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Raspas de 1 laranja
- Suco de 1/2 limão
- 1 colher de chá de alecrim picado
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Disponha o salmão e os legumes em uma assadeira grande. Regue com azeite, suco de limão e distribua as raspas de laranja, o alecrim, o sal e a pimenta-do-reino. Misture levemente os legumes para envolver nos temperos. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 20 minutos, até o peixe ficar macio e os legumes dourados. Sirva em seguida.

6. Salmão ao molho de maracujá
Ingredientes
- 600 g de salmão
- Suco de 1 limão
- Polpa de 2 maracujás
- 120 ml de suco de maracujá concentrado
- 1 1/2 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de amido de milho
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Retire a pele do salmão e corte-o em tiras. Disponha os filés em uma assadeira e tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 15 minutos. Enquanto isso, em uma panela, coloque o suco de maracujá e o amido de milho e misture. Acrescente a polpa dos maracujás, o sal e o açúcar e mexa. Leve ao fogo médio até levantar fervura, mexendo sempre. Desligue o fogo, retire o salmão do forno, cubra com o molho e sirva em seguida.
7. Estrogonofe de salmão
Ingredientes
- 500 g de salmão cortado em cubos
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 200 g de champignon fresco fatiado
- 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
- 1 xícara de chá de creme de leite fresco
- 3 colheres de sopa de ketchup
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 colher de sopa de molho inglês
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Salsinha picada para finalizar
Modo de preparo
Em um recipiente, tempere os cubos de salmão com sal e pimenta-do-reino. Deixe reservado por alguns minutos. Depois, em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e o azeite de oliva em fogo médio. Adicione os cubos de salmão e cozinhe rapidamente até que fiquem levemente dourados por fora; não cozinhe demais para evitar que fiquem secos. Em seguida, retire o salmão da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, adicione a cebola e o alho, refogando até que fiquem macios e perfumados. Acrescente o champignon e refogue até que solte a água e fique dourado.
Depois, adicione o vinho branco à frigideira e deixe ferver por alguns minutos. Acrescente o ketchup, a mostarda dijon e o molho inglês. Misture bem até obter um molho homogêneo. Após, reduza o fogo e adicione o creme de leite fresco, mexendo até que o molho fique cremoso e aveludado. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Em seguida, volte os cubos de salmão para a frigideira, misturando delicadamente para que se integrem ao molho. Cozinhe por mais 2-3 minutos, apenas para aquecer o salmão. Desligue o fogo e salpique salsinha por cima.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



