Justiça
STJ mantém a prisão preventiva da ‘Loira do PCC’
O presidente da Corte, Herman Benjamin, rejeitou os argumentos da defesa de Letícia de Sousa Bezerra
O Superior Tribunal de Justiça manteve a prisão preventiva de Letícia de Sousa Bezerra, a “Loira do PCC”, apontada como uma das lideranças da facção criminosa em São Paulo.
O presidente da Corte, Herman Benjamin, negou um pedido de liberdade apresentado pela defesa. Os advogados alegavam excesso de prazo na prisão preventiva, em razão da demora para uma sentença após o fim da instrução processual.
Benjamin, porém, destacou não haver ilegalidade manifesta ou situação de urgência apta a justificar uma decisão liminar. Segundo ele, a defesa reclama por “mais de 500 dias presa para ser julgada”, mas desconsidera que Leticia estava foragida havia mais de três anos quando houve a prisão preventiva, em fevereiro de 2025 — sob a acusação de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
As investigações apontam que a mulher exercia a função de liderança na zona sul da capital paulista, em Taboão da Serra e em municípios do ABC Paulista, especialmente São Bernardo do Campo. A acusação também sustenta que ela era um dos elos com os escalões superiores do PCC.
O Ministério Público recomendou manter a prisão sob o argumento de preservar a ordem pública e impedir a continuidade das atividades criminosas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Polícia retoma investigação sobre a morte do youtuber PC Siqueira
Por CartaCapital
Chuvas em SP: uma pessoa morre a cada 3 dias, entre dezembro e março, há 5 anos
Por Agência Pública



