Justiça

A derrota de doleiro da Lava Jato no STF

Dias Toffoli negou um pedido para estender em prol de Fernando Rezende Bregolato os benefícios de decisões anteriores

A derrota de doleiro da Lava Jato no STF
A derrota de doleiro da Lava Jato no STF
O ministro do STF Dias Toffoli. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli rejeitou um pedido do doleiro Fernando Rezende Bregolato para anular todos os atos da força-tarefa da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro contra ele.

Bregolato buscava estender em seu benefício despachos que invalidaram atos da operação contra outros alvos. Segundo Toffoli, porém, o pedido de reconhecimento da nulidade envolveria a análise de elementos alheios aos que a Corte avaliou nos casos mencionados pela defesa.

“Não obstante, anoto que a presente decisão não implica prejuízo do exame da matéria pelas instâncias ordinárias”, escreveu o ministro, em decisão assinada na última quarta-feira 15. Ou seja: Bregolato pode pleitear a anulação de atos da Lava Jato, mas não por meio de uma extensão de benefícios concedidos a outros investigados.

Em junho de 2025, o doleiro já havia sofrido um revés na Corte, quando a Segunda Turma rejeitou seus recursos e atestou a legitimidade das provas obtidas por meio de uma cooperação internacional. Aquele julgamento validou a decisão da primeira instância que aceitou a denúncia contra Bregolato.

Réu por lavagem de dinheiro na Justiça Federal do Paraná, Fernando Bregolato questionou a cooperação internacional com o Ministério Público Federal. De acordo com a defesa, o pedido de informações não tinha relação com o investigado, mas com outros alvos da operação.

O MPF denunciou Bregolato em 2019 por ter recebido 14 transferências bancárias para contas no exterior por meio de offshores entre 2010 e 2014. A soma, que chegou a 519 mil dólares, seria proveniente de empresas de fachada para lavar dinheiro de atos de corrupção, conforme a acusação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo